Troca de comentaristas e mãe de Neto: os melhores momentos do Donos da Bola
Consolidado como um dos principais programas esportivos da TV aberta brasileira, o "Os Donos da Bola", da Band, completou nove anos no ar em 2021. A atração teve vários momentos marcantes durante o ano, como a visita da mãe do apresentador, troca de comentaristas e - como não poderia deixar de ser - muita irreverência do Craque Neto.
O UOL Esporte preparou uma retrospectiva com os momentos mais marcantes do programa em 2021. Confira!
Dona Cida (ou "Chimbica")
Um dos grandes momentos do "Os Donos da Bola" em 2021 aconteceu por acidente. Dona Cida - ou "Chimbica" -, mãe de Neto, foi comentarista convidada por um dia e roubou a cena no programa. Com toda a sinceridade - que parece ter sido herdada por Neto -, ela disse odiar o Palmeiras, elogiou Renato Gaúcho, contou 'podres' da infância do apresentador e ainda mandou o filho calar a boca.
Curiosamente, a mãe de Neto só foi ao ar por conta de um atraso de José Luiz Datena. Como o jornalista, que fez aniversário naquele dia e receberia uma homenagem do programa, não chegou a tempo do início da atração, o ex-jogador pediu para que a mãe, que foi acompanhá-lo de perto na ocasião, substituísse o colega.
Sai Edílson, entra Souza
A formação do "Os Donos da Bola" no início do ano contava com Neto como apresentador, Velloso e Edílson como comentaristas fixos e um convidado. "Contava" porque 2021 trouxe uma novidade na equipe, com a chegada de Souza, ex-meia com passagens por São Paulo, PSG e Grêmio, e a saída do Capetinha.
Edílson ficou pouco mais de um ano no "Os Donos da Bola", onde teve atritos com Velloso e Fernando Fernandes. Com a chegada de Souza, o Capetinha foi transferido para o "Jogo Aberto", atração em que trabalhou até outubro, quando deixou a Band. Em dezembro, o comentarista foi contratado pela Jovem Pan.
Souza careca
Com menos de um mês na atração, Souza já havia deixado claro, ao menos, uma coisa: sempre acreditaria no São Paulo. Tanto foi assim que na reta final do Campeonato Brasileiro de 2020, quando o time tricolor brigava para se garantir na fase de grupos da Copa Libertadores da América, o comentarista fez uma aposta ousada: rasparia a cabeça em caso de derrota para o já rebaixado Botafogo na 37ª rodada.
Após a vitória por 1 a 0 da equipe carioca, Souza pagou seu primeiro mico na TV ao chegar careca na edição do dia seguinte. Menos mal para o comentarista que o São Paulo conseguiu a classificação para a fase de grupos da Copa Libertadores com uma vitória sobre o Flamengo na última rodada do Brasileirão.
Aposta do bem
Souza protagonizou mais uma aposta mal-sucedida no "Os Donos da Bola". Antes das quartas de final da Copa Libertadores da América, entre São Paulo e Palmeiras, o comentarista disse que rasparia o cavanhaque e doaria 200 cobertores para a caridade em caso de eliminação tricolor.
Após a vitória do Palmeiras por 3 a 0 no jogo de volta e a queda do São Paulo no torneio continental, o comentarista cumpriu as duas promessas. Sem cavanhaque, levou pessoalmente os cobertores ao padre Júlio Lancelotti, que distribuiu os itens para pessoas em situação de rua.
Tigre e papel picado
Após a derrota do Palmeiras por 1 a 0 para o Tigres (MEX) na semifinal do Mundial de Clubes, Neto não se conteve e abriu a edição do dia seguinte do "Os Donos da Bola" usando uma máscara do felino que dá nome ao time mexicano e com uma explosão de papel picado para celebrar.
A festa pela queda do Palmeiras na semifinal ainda teve bolo temático para Velloso. A máscara acabou se tornando parte do cenário no fim do ano.
Máscara de protesto
Se teve máscara para comemorar derrota de rival, também teve máscara para protestar. Por várias vezes no programa, Neto aproveitou seu espaço de fala para defender a vacina contra a covid-19 e pedir que as pessoas respeitassem as medidas sanitárias indicadas por médicos e cientistas.
Neto apresentou a edição do "Os Donos da Bola" do dia 11 de junho com uma máscara de proteção. O protesto de Neto veio um dia após o presidente Jair Bolsonaro dizer que Marcelo Queiroga, ministro da Saúde, deveria publicar um parecer desobrigando o uso da máscara no Brasil para aqueles que já estivessem vacinados ou que já tivessem contraído covid-19, contrariando as recomendações sanitárias mundiais - medida que acabou não entrando em vigor.
Gol de p?
Quando o Corinthians atravessou um de seus piores momentos na temporada, Neto protagonizou um de seus melhores no programa. Após derrota do time alvinegro em casa para o Peñarol por 2 a 0 na Copa Sul-Americana, Neto criticou bastante a equipe e mostrou toda a sua indignação imitando um dos gols do time uruguaio.
"Olha a fase do Corinthians: a gente deve quase R$ 2 bilhões e ainda toma um gol de pinto. O cara podia chegar de carrinho, bater com a direita com a esquerda, de qualquer jeito, mas para tirar sarro da gente, ainda fez um gol de pinto".
'Não sou cambista'
Uma das grandes novidades da grade de esportes da TV Band para 2021 foi a aquisição dos direitos de transmissão da F1. As exibições do principal campeonato de automobilismo na emissora paulista fizeram sucesso e também resultaram em uma situação inusitada para Neto.
Com o GP de São Paulo próximo, o apresentador contou que passou a receber muitas mensagens com pedidos de ingressos e aproveitou para deixar claro no "Os Donos da Bola" que não tinha entradas para a corrida.
Aprende, Cássio!
Um dos alvos preferidos de Neto durante o ano foi Cássio, do Corinthians. O goleiro foi criticado pelo apresentador algumas vezes durante o ano e ganhou até uma 'aula grátis'.
"Sabe por que eu bato bem na bola? Porque eu treinava com os goleiros. Porque eu treinava eles todos. Do lado, 'pum', abriu, 'pá'. Não é isso, Velloso? Aí, ele treina no barril, com o rapaz chutando de bico nele. É brincadeira! Assume o erro, Cássio. Todo mundo erra".
Neto 'palmeirense' na Libertadores
Pode soar incoerente, mas quem acompanhou Neto durante o ano consegue entender como alguém que vestiu uma máscara de tigre para provocar o rival no início de 2021 acabou apostando contra o Flamengo na final da Copa Libertadores da América - disputada justamente com o Palmeiras - em novembro.
Primeiro, Neto se convenceu de que o Palmeiras realmente tinha chances de vencer a Libertadores após uma boa sequência de vitórias do time no Brasileirão combinada a uma queda de rendimento do Flamengo. Depois, o apresentador se indignou com o que chamou de 'soberba' da torcida rubro-negra.
Neto sem filtro no YouTube
Como o UOL Esporte já mostrou, o "Os Donos da Bola" pode ter intervalos na TV, mas continua sendo exibido no YouTube com toda a equipe mais à vontade. Neto, que costuma falar palavrões enquanto o programa não está sendo transmitido em rede aberta, chegou a reconhecer que exagerou e pediu desculpas à direção do programa no dia seguinte.
O episódio aconteceu quando, indignado com o flagra de Patrick de Paula e Lucas Lima em festas clandestinas durante o auge da pandemia no Brasil, Neto soltou uma grande sequência de xingamentos em uma 'reflexão' durante o intervalo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.