Topo

Palmeiras

Mattos diz que Palmeiras quase perdeu Gabriel Jesus para o SPFC

Alexandre Mattos como diretor executivo do Atlético-MG em março de 2020 - Bruno Cantini/Agência Galo
Alexandre Mattos como diretor executivo do Atlético-MG em março de 2020 Imagem: Bruno Cantini/Agência Galo

Colaboração para o UOL, em São Paulo

11/01/2022 14h22

O ex-dirigente Alexandre Mattos revelou que o Palmeiras quase perdeu Gabriel Jesus para o rival São Paulo quando o atacante ainda estava nas categorias de base. O ex-diretor de futebol do clube disse que em 2014, quando o episódio ocorreu, o time alviverde era muito menos interessante para o atleta.

"Quando eu cheguei [em 2014], o Gabriel Jesus ia para o São Paulo. Porque o São Paulo disputava tudo e o Palmeiras era uma bagunça, salário atrasado, não tinha investimento, não disputava nada. A estratégia foi dar 70% do passe para o Gabriel Jesus. Na época podia, antes de 2015. O Palmeiras ficou com 30%. Eu cheguei, a gente botou ele no profissional, renovou o contrato e ele foi vendido por 33 milhões de euros, a maior venda da história do clube. O Palmeiras ficou com quase 22 milhões de euros. Em contrato, se pagassem 8 milhões, ele ia embora. Isso é estratégia", declarou Mattos em entrevista ao 'Os Donos da Bola', da TV Band, hoje.

"Aquele Palmeiras de 2015 tinha o Gabriel Jesus com 8 milhões de euros de multa. Quando ele fez os gols, acabou o ano como titular na final da Copa do Brasil, tinha Real Madrid, Bayern de Munique, Manchester City, Barcelona, todo mundo em cima. Messi ligando. Se pagasse 8 milhões, ia embora. Era até mais fácil, o Gabriel já tinha 18, podia sair", complementou

Ex-dirigente diz que Endrick fica

Em meio ao sucesso de Endrick, atacante de 15 anos e destaque do Palmeiras na Copa São Paulo, Mattos opinou que o clube tem totais condições de segurar o atleta por algum tempo, a despeito de possíveis investidas de grandes clubes da Europa.

"Hoje, eu diria que é impossível o Palmeiras perder o Endrick. Impossível. Quem quer sair do Palmeiras? Esse argentino que não quer vir, manda a torcida invadir o Instagram dele e escrever: 'Se queda ahí'. Quem não quer? Você acha que o Endrick quer sair do Palmeiras? (...) O Endrick não vai sair, conheço quem está lá, o João Paulo, a Leila. Coloca o menino debaixo do braço. O Palmeiras é gigante tanto quanto os europeus", acrescentou.

"Se ele quer morar na Europa, ok. Faz planejamento de carreira. Você quer ser ídolo no clube? Quer chegar na seleção? Ou quer passar pelo Brasil e ninguém lembrar de você? Ou quer criar raízes? Não sei de contrato, mas não vai ser do Palmeiras. Vai brilhar", finalizou Mattos.

Palmeiras