Topo

Djokovic corre risco de ser preso por violar isolamento na Sérvia

Novak Djokovic testou positivo para covid em dezembro do ano passado - Mike FREY / AFP
Novak Djokovic testou positivo para covid em dezembro do ano passado Imagem: Mike FREY / AFP

Do UOL, em São Paulo

13/01/2022 09h39

O tenista Novak Djokovic corre risco de ser multado ou até de ser preso na Sérvia após admitir que violou as regras de isolamento após testar positivo para a covid-19 em dezembro do ano passado.

Advogados sérvios afirmaram à BBC que quebrar as regras de isolamento do país é uma infração. A pessoa está sujeita a multa ou pena de prisão de até três anos, segundo o artigo 248 do código penal — embora fazer serviço comunitário seja mais provável.

Segundo o jornal Guardian, cidadãos sérvios chegaram a ser presos no início da pandemia por não se isolarem por 14 dias após testarem positivo para a covid-19. Porém, as condenações mais recentes foram multas de cerca de R$ 8 mil.

Djokovic testou positivo em 16 de dezembro. No dia seguinte, apareceu sem máscara no lançamento de um selo com sua imagem e em um evento para jovens tenistas na Sérvia.

Em comunicado no Instagram, o tenista declarou que só recebeu o resultado positivo do teste PCR em 17 de dezembro, depois dos eventos. Já em 18 de dezembro, participou de uma entrevista e sessão de fotos com o jornal francês L'Équipe quando já sabia que estava com a covid-19.

A primeira-ministra da Sérvia, Ana Brnabic, afirmou que Djokovic será investigado pelo governo sérvio por violar as regras de isolamento.

"Ninguém pode violar as regras de isolamento, pois coloca em risco a saúde de outras pessoas", disse Brnabic, que ainda afirmou que "as leis se aplicam igualmente a todos".