'Besuntado de Tonga' não tem notícias do pai e cria campanha após tsunami
O atleta de taekwondo Pita Taufatofua, que ficou conhecido como 'besuntado de Tonga' por suas exibições como porta-bandeira em cerimônias dos Jogos Olímpicos, revelou que não tem notícias do pai desde o tsunami que devastou o país. As ilhas do pequeno arquipélago no Oceano Pacífico foram atingidas no último sábado (15) pelo fenômeno, gerado após a erupção de um vulcão.
O lutador, que está atualmente na Austrália, criou uma campanha virtual para arrecadar fundos e prestar auxílio aos tonganeses. "Os relatórios iniciais de danos foram catastróficos e todas as comunicações foram destruídas. Estamos buscando doações. Não temos notícias do meu pai, mas estamos nos preparando para ajudar o país", afirmou.
Taufatofua é filho do governador do grupo de ilhas Ha'apai, que estava em Tongatapu, principal ilha da nação, antes do tsunami. O local, habitado por cerca de 71 mil pessoas, fica a cerca de 65 km do vulcão submarino que entrou em erupção.
"Estou no campo de treinamento na Austrália, mas estou mobilizando toda a assistência que posso para enviar ajuda ao nosso amado Tonga. Esta é uma arrecadação de fundos em curso e que será atualizada regularmente", informou. A vaquinha tem como meta inicial angariar 1 milhão de dólares e já superou a marca de 388 mil dólares.
Após a erupção do vulcão, as autoridades emitiram um alerta em todo o país e os moradores estavam fugindo quando o tsunami atingiu Tonga. Desde sábado (15), Taufatofua utiliza seu Instagram para dar atualizações sobre a condição da população e do país. De acordo com o atleta, a última informação que teve sobre o pai era que ele estava protegendo a casa da família à beira-mar.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.