Topo

Tenista detona árbitro brasileiro em derrota para Nadal na Austrália

Denis Shapovalov, durante partida contra Rafael Nadal, nas quartas de final do Australian Open - Xinhua/Bai Xuefei
Denis Shapovalov, durante partida contra Rafael Nadal, nas quartas de final do Australian Open Imagem: Xinhua/Bai Xuefei

Do UOL, em São Paulo

25/01/2022 09h03

O canadense Denis Shapovalov se estranhou com o árbitro brasileiro Carlos Bernardes durante a derrota para o espanhol Rafael Nadal, hoje, nas quartas de final do Australian Open.

Shapovalov reclamou com o brasileiro da demora de Nadal tanto para sacar quanto para se posicionar para receber o saque do canadense. No início do segundo set, o tenista de 22 anos chegou a bater boca com o árbitro.

"Vocês são todos corruptos", disse Shapovalov a Bernardes. Depois da derrota para o espanhol, o canadense foi questionado sobre a situação.

"Acho que errei quando disse que ele [Carlos Bernardes] era corrupto. Mas mantenho minha posição. Acho isso injusto. Quantas vezes Rafa se safa [ao sacar]? Estou pronto para jogar, e o relógio marca 3, 2, 1 segundos, indo para zero, olho para o árbitro. Estou pronto para jogar há um minuto e meio, e ele me diz que não vai lhe dar a violação do tempo de saque porque não estou pronto para jogar. Para mim, é uma grande piada dizer isso", afirmou.

"E, ao final do quarto set, Nadal sai para avaliação médica e, após a avaliação, faz uma pausa no banheiro. Mas como você pode ser avaliado e ter uma pausa para banheiro e causar tanto atraso no jogo? Respeito tudo o que Rafa fez e acho que ele é um jogador incrível, mas tem que haver limites, estabelecer regras. É tão frustrante como jogador. Você sente que não está apenas jogando contra o jogador. Você joga contra os árbitros, contra muito mais", acrescentou.

Nadal abriu 2 sets a 0 na partida, mas viu Shapovalov reagir e empatar o jogo. No quinto e decisivo set, o espanhol levou a melhor por 6-3 para avançar à semifinal do Australian Open.