Topo

Astro do ciclismo é operado após ter múltiplas lesões por choque com ônibus

O ciclista colombiano Egan Bernal foi o campeão do Giro d"Itália de 2021 - Jennifer Lorenzini/Reuters
O ciclista colombiano Egan Bernal foi o campeão do Giro d'Itália de 2021 Imagem: Jennifer Lorenzini/Reuters

Do UOL, em São Paulo

26/01/2022 15h45

O ciclista Egan Bernal, campeão da Volta da França em 2019 e do Giro d'Itália de 2021, passou por duas cirurgias após ter se chocado com um ônibus na última segunda-feira (24). O atleta de 25 anos estava treinando com companheiros nos arredores de Bogotá, capital da Colômbia, quando se acidentou.

Ele sofreu fraturas na vértebra, no fêmur e na patela do lado direito. Além disso, ele teve o pulmão perfurado, um trauma no peito e várias costelas quebradas. Após a queda, Bernal foi levado para a Clínica Universidad de La Sabana.

A equipe do colombiano, a Grenadiers, informou em nota que os médicos colocaram um pino na perna direita do ciclista e estabilizaram as vértebras quebradas. A publicação acrescenta que os procedimentos cirúrgicos foram realizados com sucesso na noite de ontem (25) e que ele está estável.

O colombiano seguirá internado para se recuperar e tratar de outras lesões sofridas. O hospital divulgou em seu último comunicado médico que Bernal "se encontra consciente e com mobilidade nas quatro extremidades".

O ciclista estava a 65 km/h quando se chocou com o ônibus, que estava parado, de acordo com o 'El País'. Ele estava treinando com companheiros perto de sua casa e tentou frear para evitar o impacto, mas acabou sendo arremessado e se chocou com a traseira do veículo. A equipe médica da Grenadiers o socorreu.

Egan Bernal já conquistou dois dos três principais títulos do ciclismo mundial. Aos 25 anos, falta apenas a volta da Espanha para completar a "tríplice coroa" da modalidade. O acidente do ciclista mobilizou o país e ele recebeu inúmeras mensagens de apoio nas redes sociais, como do meio-campista James Rodríguez.