De olho nos jovens, Estaduais inovam transmissões com Twitch e Youtube
Os dois principais campeonatos estaduais do Brasil, o Paulistão e o Carioca, têm como uma das principais novidades neste ano a transmissão gratuita de jogos pelo Youtube. No caso do Paulista, a plataforma irá mostrar 16 jogos - um por rodada da fase classificatória, de quartas, semifinais e finais, no canal da Federação Paulista de Futebol.
Para os torcedores paulistas, as opções são a Record, que irá transmitir 16 jogos na TV, no site R7 e no seu streaming, o Playplus, HBO Max e Estádio TNT Sports (serviço disponível no UOL Esporte Clube), além do Premiere, do Grupo Globo, e do Paulistão Play, serviço de streaming da Federação Paulista de Futebol.
Torcedores de clubes do Rio de Janeiro poderão acompanhar 16 jogos pelo Youtube, no canal Flow Sport Club, que também vai transmitir as partidas via Twitch. Os influencers Casimiro e Gaules também estão exibindo as partidas ao vivo nos seus respectivos canais de streaming. Os jogos serão os mesmos transmitidos pela Record TV e suas plataformas digitais (R7 e PlayPlus).
Embora não tenham direitos de transmitir todas as partidas dos campeonatos, Youtube e Twitch têm a seu favor a gratuidade e a possibilidade de ver os jogos de qualquer lugar do Brasil e do mundo. A Record, por exemplo, vai transmitir os jogos do Paulista apenas para Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Nos Estados das regiões Norte e Nordeste, além de Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás e Distrito Federal, os torcedores poderão apenas assistir aos jogos do Campeonato Carioca.
Outra opção é assinar o serviço de streaming Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro), o Cariocão Play, que conta com todas as 78 partidas do campeonato, e pelas TVs dos clubes. O torcedor pode ainda comprar o plano pelas operadoras de TV paga: Claro/Net, Vivo e Sky.
Paulistão
De olho no público jovem, o Youtube escolheu influencers para transmitir os jogos do Campeonato Paulista. Para isso, escalou Chico, o Chicungunha, do canal Desimpedidos, para ser a voz do Paulistão na plataforma. A apresentação é da influencer Alê Xavier, do canal Passa a Bola, e os ex-jogadores Dodô e Milene Domingues serão responsáveis pelos comentários. O time estreou na vitória por 2 a 1 do Guarani sobre o São Paulo, na última quinta-feira.
"Os espectadores podem esperar uma experiência diferenciada e democrática. Além de oferecer o Paulistão de forma gratuita e aberta na internet, legendas estarão disponíveis durante toda a exibição ao vivo, incluindo o aquecimento, o intervalo, e o pós de cada partida", explicou em nota enviada ao UOL Eduardo Brandini, diretor de parcerias para TV, jornalismo e esportes do YouTube Brasil.
Além disso, criadores de conteúdo poderão ter acesso a trechos de imagens e áudios das partidas para usar em suas produções.
"A novidade deve estimular a produção de conteúdo feito exclusivamente para o YouTube sobre os jogos e ampliar a diversidade de opções para os torcedores quando o assunto é futebol. Com os direitos de transmissão desses campeonatos e a escolha de outras federações em exibir partidas na plataforma, o YouTube democratiza ainda mais o acesso aos jogos e permite que os torcedores tenham uma experiência ainda mais completa e interativa", continuou Brandini.
O YouTube já possui acordos do tipo no mundo do esporte, incluindo com a MLB (Major League Baseball), nos Estado Unidos, e a Fórmula 1, na Europa.
Segundo a FPF (Federação Paulista de Futebol), o modelo de transmissão do Paulistão, que antes era exclusividade do Grupo Globo, começou a ser reformulado em 2018.
"Foi promovida uma mudança no modelo de comercialização dos direitos. Juntos, FPF, parceiros e clubes definiram uma nova estratégia: centralização da produção das transmissões e a negociação integrada das propriedades de patrocínio. Serão, assim, 30 jogos transmitidos em plataformas gratuitas (em 2021, foram oito jogos). E as receitas da competição crescerão cerca de 30% em comparação com o valor médio do ciclo anterior", explicou a entidade em nota.
E o Cariocão?
Segundo o UOL apurou a escolha por transmissões dos jogos também no canal Flow Sport Club e nas Twitch de Gaulês e Casimiro passa pela mudança no perfil do público, levando o Cariocão para pessoas que frequentam diferentes plataformas de mídia.
A avaliação é de que atualmente os consumidores têm muitas alternativas de consumo de conteúdo. Então esses grandes nomes da Twitch, do Youtube e de outras plataformas se conectam com pessoas que estão se afastando do futebol de uma maneira geral e que não mais assistem à TV aberta e aos canais de TV por assinatura na intensidade de antigamente. Ao distribuir esse conteúdo em diferentes plataformas, a ideia é aumentar o público e as oportunidades de geração de maior receita publicitária. Todos os acordos foram firmados pela Sportsview, agência parceira da Ferj na venda dos direitos de transmissão do campeonato.
Durante a live de apresentação das novidades para as transmissões, nesta semana, o diretor comercial da Ferj, Ricardo Di Sora, comentou as novidades. "Teremos Cariocão Play, a gente vai ter um canal de estatísticas, que vai ser uma inovação no futebol brasileiro, por meio da qual o torcedor vai poder obter todas as informações da partida. O torcedor vai ter todos os veículos para poder consumir nosso campeonato ", disse.
"O nosso objetivo é democratizar, fazer um campeonato inclusivo, em que a gente possa atender todas as classes sociais, todas as faixas etárias, e com diversas linguagens. São diversas oportunidades que estamos dando para que o consumidor consiga consumir nosso campeonato da maneira que ele achar mais conveniente", continuou Di Sora.
A era dos streamings
Flamengo x Portuguesa, jogo que abriu o Campeonato Carioca 2022 nesta quarta-feira (26), marcou a primeira transmissão simultânea com nos canais de Casimiro, Gaules (em parceria com a Ronaldo TV), na Twitch, e Flow Sport Club, no Youtube, de uma partida de futebol.
Em seu canal na Twitch, Casimiro contou com a ajuda de dois nomes da TNT Sports: o narrador Luis Felipe Freitas e o produtor Guilherme Beltrão, que comentou a partida. Octaviano Neto, também da TNT, fez a narração para o Flow, ao lado de Igor 3K e Davy Jones, que produzem entrevistas com personalidades para o canal do Youtube, que comentaram a partida. Já Gaules, que é experiente em transmissões esportivas na Twitch, dividiu o microfone com o humorista e narrador Paulo Bonfá (acima), que comandou a exibição na Ronaldo TV, na mesma plataforma.
No embate de audiência das três lives, Casimiro levou a melhor. No final da transmissão Cazé tinha 178,8 mil espectadores, enquanto o Flow tinha 47,3 mil e Gaulês somava 36,2 mil.
Na TV aberta, a Record registrou 11 pontos de média e picos de 13,6, ficando em segundo lugar em audiência, atrás da Globo, de acordo com os números preliminares do Kantar Ibope Média. Cada ponto equivale à média de 124 mil domicílios com TV na Grande Rio de Janeiro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.