Topo

Roger Federer deixa Top 20 do tênis pela primeira vez desde 2001

Roger Federer nas quartas de final de Wimbledon - Getty Images
Roger Federer nas quartas de final de Wimbledon Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

31/01/2022 13h41

Ex-número 1 do mundo, Roger Federer está fora do Top 20 do tênis pela primeira vez em 21 anos. O suiço foi presença constante no ranking desde 23 de abril de 2001. Com a atualização de pontos feita hoje pela ATP, ele caiu para a 30ª colocação.

Federer estreou no Top 20 da Associação de Tenistas Profissionais em 26 de fevereiro de 2001, e inicialmente ficou na lista por duas semanas. Ficou fora por quase dois meses até retornar em abril, e desde então era nome carimbado a cada atualização. No novo ranking, ele perdeu 13 posições e despencou da 17ª posição. O sérvio Novak Djokovic ainda é o número 1.

O tenista de 40 anos possui uma sequência de 1.062 semanas dentro do Top 20 da ATP, a maior da história do esporte, de acordo com o portal 'Tênis Brasil'. Ele tem mais de 200 semanas de vantagem do que Jimmy Connors e Rafael Nadal, segundo e terceiro colocados nessa lista, respectivamente.

O suiço entrou em quadra pela última vez em julho do ano passado, quando foi derrotado pelo polonês Hubert Hurkacz nas quartas de final de Wimbledon. Em agosto, ele anunciou que estava fora do restante da temporada e que passaria por uma terceira cirurgia no joelho direito.

Roger Federer foi o número um do ranking da ATP em cinco anos: 2004, 2005, 2006, 2007 e 2009. Ele já conquistou 103 títulos, 20 Grand Slams e tem quase mil vitórias a mais do que derrotas - foi vitorioso em 1251 partidas e superado em 275.

Federer parabeniza Nadal - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Roger Federer homenageou Rafael Nadal nas redes sociais
Imagem: Reprodução/Instagram

Ontem (30), ele usou seu Instagram para parabenizar Nadal pelo título do Australian Open. "Que partida! Para o meu amigo e grande rival Rafael Nadal, meus sinceros parabéns por se tornar o primeiro homem a vencer 21 Grand Slams. Há alguns meses, estávamos fazendo piada porque ambos estávamos de muletas. Incrível. Nunca subestime um grande campeão", escreveu.

"Estou orgulhoso por compartilhar esta era com você e honrado por ter um papel de incentivá-lo a alcançar mais. Assim como você tem feito comigo nos últimos 18 anos. Tenho certeza que você tem mais conquistas pela frente, mas, por enquanto, aproveite esta", finalizou o suiço.