Topo

Ana Marcela é terceira em Rainha do Mar dominado por vice-campeã olímpica

Ana Marcela Cunha - Jonne Roriz/COB
Ana Marcela Cunha Imagem: Jonne Roriz/COB

Colaboração para o UOL, em São Paulo

06/02/2022 10h29

A holandesa Sharon Van Rouwendaal, atual vice-campeã olímpica da maratona aquática, conquistou o desafio Rainha do Mar, hoje (6), no Rio de Janeiro. As brasileiras Viviane Jungblut e Ana Marcela Cunha completaram o pódio.

Sharon Van Rouwendaal - que foi medalhista de ouro nas Olimpíadas do Rio, em 2016 - dominou a prova de ponta a ponta para vencer. Na primeira bateria, de 500 m, 10 atletas entraram na água e as três últimas foram eliminadas. A segunda rodada, de 1000 m, eliminou mais duas atletas. No fim, as cinco melhores disputaram uma série de 1500 m.

"Foi muito especial [nadar no Rio de Janeiro]. Eu estava ansiosa para voltar ao Rio. Ontem eu estava em dúvida se ia nadar porque eu passei mal com a comida. Eu fiquei surpresa com a intensidade que eu consegui nadar. E fiquei feliz em ver o público. Eles nos encorajam a nadar", disse a campeã, em entrevista à TV Globo.

Na primeira bateria, Sharon Van Rouwendaal logo disparou e manteve a liderança até o fim. A equatoriana Samantha Arevalos, a argentina Cecilia Biagioli e a brasileira Natália Almeida ficaram nas últimas posições e não avançaram.

O roteiro se repetiu na segunda série. A nadadora holandesa tomou a dianteira alguns metros após a largada e só abriu vantagem. As brasileiras Gabriele Roncatto e Cibele Jungblut, em sexto e sétimo lugar, foram desclassificadas.

Na bateria que valia o título, Sharon Van Rouwendaal continuou mostrando superioridade e não chegou a ser ameaçada pela dupla brasileira que completou o pódio. Ana Marcela Cunha, campeã olímpica da maratona aquática em Tóquio-2020 destacou o alto nível da competição.

"Foi boa [a prova]. Acho que essa competitividade entre nós mostra o grande nível do mundo. Independente de não ter saído com a vitória, que é o que a gente quer, mostra que a competitividade e o nível era o melhor do mundo. Estou feliz de ter chegado disputando, dando o meu melhor. Esse ano, a gente tem as etapas de Copa do Mundo, que é o mais importante e começo o ano aqui", destacou.