Topo

5 motivos para 'Space Jam 2' ter sido indicado ao Framboesa de Ouro

Space Jam - Um Novo Legado foi indicado em quatro categorias no Framboesa de Ouro 2022 - Divulgação
Space Jam - Um Novo Legado foi indicado em quatro categorias no Framboesa de Ouro 2022 Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

07/02/2022 19h25

O filme "Space Jam: Um Novo Legado", lançado em 2021, ganhou os holofotes nesta segunda-feira (7) por alguns motivos nada animadores. O longa, que tem a participação do astro LeBron James, foi indicado em quatro categorias do Framboesa de Ouro, evento dos Estados Unidos que se contrapõe ao Oscar e "premia" os piores conteúdos vistos no cinema a cada temporada. São elas: pior filme, pior ator (LeBron James), pior casal ("LeBron James e qualquer personagem de desenho animado que ele tenta driblar", segundo os organizadores do evento) e pior remake, plágio ou sequência. Veja agora cinco motivos que contribuíram para as críticas negativas.

Previsibilidade

De acordo com o site americano "Rotten Tomatoes", especializado em críticas de cinema e televisão, apenas 25% dos mais de 200 consultores teceram comentários positivos para o filme. Entre os insatisfeitos, a maior crítica foi que o longa não teve originalidade e foi "bastante previsível", basicamente por tentar repetir a receita usada no primeiro filme, de 25 anos atrás.

Roteiro ruim

O enredo gira em torno do personagem de LeBron, que tenta salvar seu filho de um algoritmo, mas que não foi considerado suficiente para atrair a atenção do público durante todo o filme. Da mesma forma, os diálogos entre pai e filho foram ruins e tomaram ocuparam grande parte da produção, o que acabou tirando espaço para outros personagens, como os desenhos animados.

Personagens monótonos

Quando se fala sobre Looney Tunes, uma das primeiras coisas lembradas são os personagens divertidos como Pernalonga, Piu-Piu, Frajola e companhia. Mas não foi isso que aconteceu no filme. No lugar da animação e da leveza, o longa teve personagens chatos e sonolentos que se distanciaram muito dos carismáticos desenhos animados. O mesmo aconteceu com o personagem sem graça que LeBron teve de interpretar.

Excesso de referências

O filme acaba por utilizar muitos momentos para fazer propaganda do estúdio Warner Bros e, consequentemente, da HBO Max, serviço de streaming que disponibilizou o longa. São inúmeras as referências aos outros conteúdos da franquia, como Harry Potter, Game of Thrones etc. O problema é que com tantos easter eggs (referências a outras produções) o filme acaba perdendo foco.

Qual é o público, afinal?

Por último, a sensação é que Space Jam 2 não conseguiu encontrar um público certo. Por um lado, empurrou uma nostalgia do primeiro filme para o público mais velho. Do outro, tentou criar um vínculo com os mais jovens e que possuem gostos bem diferentes das gerações anteriores. Nisso, acabou por frustrar os dois públicos e não caiu nas graças de ninguém.