Por que esquiadores estão competindo em meio a indústrias na China
Os Jogos Olímpicos de Inverno estão acontecendo em Pequim, na China, e o cenário da Big Air Shougang, arena construída para sediar os grandes eventos aéreos, chama a atenção, já que é "no meio" de antigas usinas que produziam aço.
Alex Hall, esquiador e competidor estadunidense, falou sobre a vista do topo do lugar para o Globe Gazette: "As coisas malucas da chaminé lá atrás são bem legais. Você consegue ver algumas das montanhas ao fundo, você tem este templo aqui, a cidade é daquele jeito, a fábrica de aço. Você pode ver um monte de coisas."
A área destinada ao big air, competições de salto com grandes rampas, é uma grande instalação permanente que surgiu a partir do reaproveitamento de uma usina de aço e as antigas chaminés onduladas ficaram no cenário. No momento, a modalidade de freeskiing está realizando suas disputas no local e, na semana que vem, o snowboard assumirá o lugar das disputas.
A grande estrutura aérea tem 200 pés de tamanho e foi construída no local da antiga siderúrgica Shougang Group, a primeira usina estatal da China e que ajudou o país a se tornar líder mundial na produção de aço.
A fábrica era uma grande poluente e, mesmo empregando milhares de pessoas, foi fechada em 2008, quando Pequim recebeu os Jogos Olímpicos. As chaminés da fábrica, por sua vez, ainda estão lá e podem ser vistas em meio ao cenário da competição.
Fábricas e máquinas enferrujadas permanecem, mas o espaço entre elas foi preenchido por gramados, lagos vítreos e muito verde. Espaços comerciais e museus também foram construídos na área, que mistura competição com modernidade e novos conceitos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.