Topo

Casimiro Miguel dispara contra podcaster que defendeu partido nazista

Streamer Casimiro Miguel repudia fala nazista e antissemita do podcaster Monark - Reprodução/Twitch
Streamer Casimiro Miguel repudia fala nazista e antissemita do podcaster Monark Imagem: Reprodução/Twitch

Do UOL, em São Paulo

08/02/2022 13h22

Um dia após o apresentador do "Flow Podcast" disseminar um discurso nazista e antissemita no programa, o streamer Casimiro Miguel disparou contra as falas excludentes.

"Acordei já vendo essa atrocidade. P?, que ser humano merda. Inacreditável", escreveu Casimiro nas redes sociais, comentando o vídeo em que o podcaster Monark defende a criação de um partido nazista no Brasil —algo proibido até na Alemanha, onde esta ideologia perseguiu, prendeu e assassinou ao menos 5 milhões de pessoas.

"O nazista deveria ter o partido nazista reconhecido pela lei", afirmou o apresentador do Flow Podcast. "Se o cara quer ser 'antijudeu', ele tem o direito de ser", insistiu, ignorando que isso é um crime, não um direito. No Brasil, o artigo 20 da Lei nº 7.716/89 prevê "praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional".

O discurso de ódio de Monark tem repercutido negativamente nas redes sociais desde ontem (7), quando foi publicado o programa com os deputados federais Kim Kataguiri (Podemos) e Tabata Amaral (PSB). Em repúdio, o apresentador Benjamin Back, do SBT, pediu que sua participação em um programa de outubro fosse retirada do ar; já o comentarista da ESPN Antony Curti cancelou sua ida ao programa que aconteceria na sexta-feira (11).

Ao longo do dia, patrocinadores anunciaram o fim de seus vínculos com o podcast e, no fim da tarde, o Flow anunciou que Monark havia sido "desligado dos Estúdios Flow".