Topo

Após fiasco na Austrália, Djokovic treina em Dubai para 1º torneio do ano

Novak Djokovic visitou hoje (17) a Expo 2020, feira internacional que acontece em Dubai - REUTERS/Satish Kumar
Novak Djokovic visitou hoje (17) a Expo 2020, feira internacional que acontece em Dubai Imagem: REUTERS/Satish Kumar

Do UOL, em São Paulo

17/02/2022 13h05

Após ser deportado da Austrália por tentar jogar sem estar vacinado, Novak Djokovic deve disputar seu primeiro torneio do ano na semana que vem. O tenista sérvio já está em Dubai, treinando para o ATP 500 que começa na segunda-feira (21).

Djokovic chega ao torneio sob risco de perder o primeiro lugar do ranking mundial da ATP, mas pode ser ultrapassado mesmo que seja campeão. Paralelamente à disputa em Dubai, o russo Daniil Medvedev joga o ATP 500 de Acapulco e assume a liderança do ranking em caso de título —seja qual for o resultado do sérvio.

Djokovic não pôde jogar o Australian Open porque o governo local negou seu visto e o deportou. Ele havia recebido uma exceção médica da organização do torneio para entrar no país e jogar sem ter se vacinado contra a covid-19, mas este privilégio caiu nos tribunais australianos, e o tenista teve que deixar o país. Em entrevista recente, afirmou que não vai jogar os torneios que exijam o comprovante de vacinação, mas este não é o caso em Dubai.

O ATP 500 de Dubai ainda não divulgou o chaveamento do torneio simples masculino, portanto Djokovic ainda não sabe a data de estreia nem qual será seu primeiro adversário em 2022. O campeonato é jogado em quadra dura, a partir dos 32-avos de final e tem premiação total de 2,8 milhões de dólares (cerca de R$ 14,5 milhões).

Djokovic chega como nº 1 do ranking da ATP e favorito ao título, tendo como principais adversários o russo Andrey Rublev (7º do ranking), o canadense Felix Auger-Aliassime (9º) e o italiano Jannik Sinner (10º). O sérvio ganhou a edição de 2020, mas não jogou o torneio no ano passado.