Topo

Neto diz que técnico brasileiro sofre fora do país por não falar inglês

Neto, no Os Donos da Bola - Reprodução/TV Band
Neto, no Os Donos da Bola Imagem: Reprodução/TV Band

Colaboração para o UOL, em São Paulo

18/02/2022 14h12

Apresentador e comentarista da TV Band, Neto opinou que os técnicos brasileiros sofrem para trabalhar no exterior por não dominarem outros idiomas. Na opinião do ex-jogador, essa é uma das chaves do sucesso de portugueses - e outros europeus - pelo mundo.

Neto apontou Mourinho e Guardiola como exemplo de bons comunicadores, citando o episódio em que o espanhol aprendeu alemão antes de chegar à Munique, onde comandou o Bayern.

O apresentador ainda alfinetou o presidente da República Jair Bolsonaro pela falta de fluência em inglês. Neto disse que o político ficou "perdido" na Rússia em encontro recente com Vladimir Putin.

"O que eu penso é que a gente tem dois treinadores brasileiros no mercado [para o Corinthians], o Cuca e o Renato Gaúcho. E a gente não vê perspectiva dos caras. Vocês fazem curso, pagam milhões e milhões e os portugueses estão nadando. Há quanto tempo o Mourinho não treina um time de Portugal? O Pochettino [na Argentina]? Nós temos um treinador campeão do mundo [Felipão] que foi para o Chelsea e o Drogba e o Terry acabaram com ele. Não sabe falar inglês", disparou Neto no "Os Donos da Bola", hoje (18).

"Olha o presidente da República, foi para a Rússia, não sabia nem onde estava. não sabe falar inglês. Eu não sei falar inglês. Quem trabalha com comunicação, como o presidente, como o Tite, o Luxemburgo, o Joel Santana - na África do Sul? Em futebol, se você não conversar com o jogador… E os portugueses? Vai lá na Roma, vê se ele não fala italiano. O Guardiola, na apresentação dele no Bayern de Munique, ele falou em alemão", finalizou.