Topo

Como é a preparação de Gabriel Medina para a volta ao surfe após separação

Guilherme Dorini

Colaboração para o UOL, em Londres (Inglaterra)

19/02/2022 04h00

Gabriel Medina voltará melhor do que antes ao Circuito Mundial Surfe (WCT). Pelo menos é o que afirma Allan Menache, preparador físico que trabalha todos os dias na recuperação do surfista brasileiro. Em uma conversa exclusiva com UOL Esporte, ele detalhou sua rotina com o atual campeão mundial e como está o processo para trazê-lo de volta às competições.

"É um processo que é duro no começo, todo mundo tem suas dificuldades, e para ele não é diferente. É um ser humano. Isso ficou muito nítido para mim, o quanto a mente humana pode te levar para cima ou para baixo. Se usarmos esses conhecimentos para o bem, para poder amplificar o talento e ajudar as pessoas, teremos um mundo muito grande para explorar. É isso que estamos tentando fazer", analisou Menache.

O preparador físico trabalha com Medina desde 2011, mas viu a parceria entre eles se consolidar em 2014, culminando no primeiro título do brasileiro.

Menache ainda revelou que Medina não está completamente recuperado, apesar de ser possível identificar uma nítida evolução, tanto mentalmente, quanto fisicamente, e que não há pressa neste retorno. Na semana passada o UOL Esporte revelou que o brasileiro tem como ideia voltar em maio, na etapa em G-Land, na Indonésia.

"Ele ainda não está treinando normal. Como temos tempo, o objetivo principal é recuperá-lo com calma. Estamos dando pequenos passos todos os dias. Ele faz atividades praticamente todos os dias, às vezes com apenas um dia de intervalo para recuperar e descansar. Ele ainda não está 100%, nem fisicamente, nem mentalmente, mas está melhorando", explicou.

O preparador físico ainda fez questão de ressaltar o amadurecimento pessoal de Gabriel - que se afastou da família e, recentemente, se separou de Yasmin Brunet.

"Foi uma amostra de maturidade muito grande, e de autoconhecimento também, que fez o Gabriel ir a público fazer aquele texto, assumindo que não estava bem, que iria se preservar para voltar bem. Aos 28 anos, foi uma lição de maturidade, consciência e clareza. Ele sabia que não estava bem. Agora, retomou a vida de treinamento, de cuidados pessoais, que havia deixado de ter nos últimos meses por conta de um problema pessoal, que vai além do mental, foi também físico, quadril com inflamação, ombro? Ele tomou uma decisão muito corajosa", disse.

"Posso afirmar que ele está melhorando em todas as áreas, fisicamente, mentalmente. Está amadurecendo como homem, como adulto. Ele está dando uma volta por cima. Quando ele voltar, posso te garantir que ele estará 110%, com a faca nos dentes, a fim de ganhar, de competir. E é assim que tem que ser. Ainda teremos muitas alegrias com o Gabriel", finalizou.

A etapa de G-Land, na Indonésia, é a sexta do calendário do WCT - a primeira depois do corte de atletas programado pela World Surf League (WSL) na temporada de 2022. Caso seu retorno aconteça apenas lá, Medina precisaria de um desempenho quase que perfeito nos eventos seguintes para conseguir uma classificação ao WSL Finals e seguir na briga pelo tetracampeonato mundial.