Topo

Euroliga de basquete suspende jogos com equipes russas

Barcelona informou que não iria viajar à Rússia para enfrentar o Zenit São Petersburgo  - Reprodução/Barcelona
Barcelona informou que não iria viajar à Rússia para enfrentar o Zenit São Petersburgo Imagem: Reprodução/Barcelona

Do UOL, em São Paulo

24/02/2022 17h55

Em meio ao conflito ente Rússia e Ucrânia, a Euroliga, principal competição de basquete da Europa, suspendeu nesta quinta-feira (24) todas as partidas envolvendo times russos.

Os jogos afetados são Bayern Munique x CSKA Moscou e Baskonia x Kazan, que deveriam ser disputados hoje, e Zenit x Barcelona, marcado para amanhã.

De acordo com a nota pública da Euroliga, a decisão foi tomada pelo CEO da competição, Jordi Bertomeu , como medida cautelar com base no artigo 151 do regulamento interno.

Nesta sexta-feira (25), representantes de 18 clubes participantes da competição vão se reunir para sobre as medidas definitivas em decorrência do conflito entre Rússia e Ucrânia.

A decisão acontece depois que o BC Zalgiris anunciou que se recusaria a jogar contra times da Rússia e encorajou outros clubes da Euroliga a fazer o mesmo. Pouco depois, o Bayern de Munique solicitou a suspensão da partida contra o CSKA.

O Barcelona também se recusou a pegar o avião nesta quinta-feira para voar para São Petersburgo, para enfrentar o Zenit. A turnê do Barça também incluía uma partida em Moscou no domingo (27) contra o CSKA.

Durante partida das Eliminatórias para a Copa do Mundo de Basquete entre Espanha e Ucrânia, em Córdoba, foi realizado um minuto de silêncio por conta da situação envolvendo a invasão da Rússia. Nas imagens do confronto é possível ver os jogadores ucranianos abalados com tudo que está acontecendo em seu país.