Faixa-preta e cargo honorário: Putin pratica judô desde a infância
Vladimir Putin é o principal pivô do atual conflito geopolítico entre Rússia e Ucrânia. Após dias de tensão mundial, o presidente russo ordenou uma invasão militar ao território ucraniano na madrugada de hoje (24). Mas antes de estar em evidência por começar uma guerra, Putin foi um judoca campeão e chegou até a escrever um livro sobre a modalidade.
Nascido em 1952, Putin começou nas lutas ainda na infância, quando tinha 11 anos. Ele praticava sambo, uma arte marcial desenvolvida durante o regime da antiga União Soviética, antes de ingressar no judô. Aos 18 anos, ele conquistou a faixa-preta na modalidade, conforme revelou em uma entrevista para a 'NPR', em 2001.
"Eu era o que eles chamam de mestre dos esportes. Amo o judô tremendamente. Acho que há mais do que apenas esporte, acho que também é uma filosofia", contou Putin.
Durante sua juventude, ele foi campeão regional de judô em São Petersburgo, sua cidade natal. Fã do esporte, o político russo continuou praticando a modalidade quando adulto e é presença regular em eventos de judô.
Ele compareceu nas disputas da modalidade nos Jogos Olímpicos de 2012, em Londres. No Campeonato Mundial de Judô de 2014, que foi realizado na Rússia, ele inspirou a criação do logo da competição. O símbolo contava com um avatar de quimono, que teve como inspiração uma antiga fotografia do presidente do país.
Durante os Jogos Olímpicos de Inverno de 2014, também na Rússia, Putin admitiu que gostaria de ter seguido carreira olímpica na modalidade. "Se tivesse tal possibilidade e chegasse a conseguir o nível necessário, competiria com gosto no programa de judô. É o esporte que pratico por quase toda minha vida". No Mundial de 2018, em Baku, no Azerbaijão, ele também esteve presente.
Além disso, Putin chegou a publicar um livro sobre a arte marcial e lançar um DVD, em 2008, com o título: 'Vamos Aprender Judô com Vladimir Putin'. Em 2012, o político foi premiado pela Federação Internacional de Judô com o 8º dan, uma das mais altas graduações da modalidade (são 10 no total). Putin, inclusive, é o 'Presidente Honorário' da entidade.
Reeleito em 2018, o atual presidente ficará no cargo máximo da Rússia até 2024, quando completará 25 anos no poder, contando o tempo em que foi primeiro-ministro do país. Ao longo do último século, apenas Josef Stálin, que esteve no comando por 31 anos, soma mais tempo que ele como autoridade máxima.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.