Topo

Shevchenko, Zinchenko e mais: Veja reações de figuras do esporte da Ucrânia

Shevchenko agradece apoio da torcida da Ucrânia - REUTERS/Gleb Garanich
Shevchenko agradece apoio da torcida da Ucrânia Imagem: REUTERS/Gleb Garanich

Do UOL, em São Paulo (SP)

24/02/2022 08h43

A Ucrânia foi invadida pelas Forças Armadas russas e está sob ataque. O povo vive momentos de incertezas e apreensão.

As figuras do esporte do país não se omitiram diante os acontecimentos e utilizaram suas redes sociais para se pronunciarem.

A tenista Elina Svitolina mostrou-se devastada com os ataques: "Eu não posso", escreveu a atleta no Twitter com emojis de choro e corações partidos ao lado.

Já em seu Instagram, Svitolina foi além, ela disse: "Tenho orgulho de ser ucraniana. Nos unimos em este momentos crucial pelo bem da paz e o futuro do nosso estado. Glória à Ucrânia".

Oleksandr Zinchenko, jogador do Manchester City, também publicou uma foto em seu Instagram para dizer alguma palavras ao seu povo.

"Meu país pertence aos ucranianos e ninguém nunca poderá se apropriar dele. Não vamos entregá-lo. Não posso ficar parado e não falar sobre isso. Todo o mundo civilizado está preocupado com a situação do meu país. O país em que nasci e cresci e cujas cores defendo internacionalmente. Um país que tentamos glorificar e desenvolver. Um país cujas fronteiras devem permanecer intactas", afirmou.

Um dos mais emblemáticos jogadores da história da Ucrânia e ex-treinador da seleção nacional, Andriy Shevchenko exaltou sua pátria em sua publicação.

"A Ucrânia é minha pátria. Passamos por muitos momentos difíceis juntos e nos últimos 30 anos nos formamos como uma nação. Uma nação de cidadãos sinceros, trabalhadores e amantes da liberdade. É nosso recurso mais importante", escreveu.

Anna Ryzhykova, medalhista de bronze em Londres-2012 nos 400m com barreiras, disse que ninguém tem o direito de privar o povo ucraniano de suas próprias casas.

"A Ucrânia é minha pátria! Nós de nossas casas, nossos sonhos, nossas vidas... Não à guerra!", publicou.