Topo

Atleta ucraniano do biatlo morre em confronto durante invasão russa

Yevhen Malyshev, biatleta ucraniano morto durante invasão da Rússia à Ucrânia - Reprodução/Instagram
Yevhen Malyshev, biatleta ucraniano morto durante invasão da Rússia à Ucrânia Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

02/03/2022 15h43

O biatleta Yevhen Malyshev, de 19 anos, morreu nesta semana durante a invasão da Rússia à Ucrânia. Ele fazia parte da seleção ucraniana juvenil de biatlo e servia o exército de seu país em combate na cidade de Kharkiv.

Malyshev defendeu a equipe júnior de biatlo da Ucrânia em 2018, mas não disputava provas profissionais desde o início da pandemia de covid-19, em 2020. Convocado pelo exército para defender o país, ele estava com as tropas que tentavam defender a cidade de Kharkiv, a segunda maior da Ucrânia.

"O Comitê Executivo da União Internacional de Biatlo expressa suas mais profundas condolências pela perda do atleta ucraniano de biatlo Yevhen Malyshev, morto nesta semana servindo o exército da Ucrânia", diz um comunicado publicado pelo comitê, que "condena os ataques da Rússia" e "reitera a esperança de um fim imediato para a guerra".

O exército russo afirma ter tomado Kharkiv hoje (2), após intenso bombardeio. "Praticamente não restam áreas em Kharkiv que não foram atingidas por projéteis de artilharia", diz um pronunciamento oficial do governo ucraniano.