Impasse entre jogadores e donos de times cancela 91 jogos da MLB; entenda
Noventa e um jogos da temporada 2022 da liga norte-americana de beisebol (MLB) foram cancelados na noite de ontem (1º), após jogadores e donos de equipes não chegarem a um acordo sobre salários e condições de trabalho. Com negociações travadas, ainda há o risco de todo o restante do campeonato ser cancelado.
De um lado, os jogadores exigem pagamentos melhores principalmente aos atletas jovens; de outro, os donos dos times, em sua maioria bilionários, têm se recusado a aumentar os pagamentos e ainda querem mais jogos nos playoffs. A expectativa agora é que a temporada comece em 8 de abril, mas isso apenas se as partes entrarem em acordo nos próximos dias.
Esta é a primeira paralisação da liga de beisebol desde 1995. Não é uma greve, e sim uma negociação travada. Para que a temporada aconteça, é preciso que haja um novo acordo coletivo de trabalho entre a MLB e a associação de jogadores, pois o último venceu em dezembro. Após vários meses de negociação arrastada, os atletas rejeitaram a última proposta dos patrões, e as primeiras rodadas do torneio acabaram canceladas.
No geral, os donos de times têm esperado o tempo passar para tentar dividir os jogadores, que não recebem salários enquanto um novo acordo não for assinado. A liga demorou três meses para responder à primeira proposta dos atletas, depois mais um mês e meio para se posicionar sobre o vencimento do acordo coletivo, e com isso as conversas só começaram, de fato, em fevereiro. A associação se preparou para a negociação e tem pagado uma ajuda de custo aos jogadores.
A paralisação faz lembrar da greve dos jogadores da MLB em 1994, em uma temporada que começou sem acordo coletivo. Naquele ano foram cancelados 948 jogos, não houve finais e nem um campeão. "Não podemos arriscar um desfecho doloroso como este de novo", alertou o comissário da liga, Rob Manfred, em comunicado assinado ontem. As negociações continuam a partir desta sexta (4).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.