Mazepin é proibido de disputar o GP do Reino Unido em 2022
A organização nacional de automobilismo do Reino Unido, Motorsport UK, proibiu a participação de pilotos e equipes da Rússia e de Belarus em competições realizadas em seu território. Com isso, Nikita Mazepin, da Haas, não poderá correr no Circuito de Silverstone da Fórmula 1, que será disputado em julho deste ano.
Em comunicado oficial, o presidente da organização, David Richards, afirmou que "toda a comunidade do Motorsport UK condena os atos de guerra da Rússia na Ucrânia". O dirigente manifestou a solidariedade e o apoio da entidade a todos os afetados pelo conflito.
"Estamos unidos ao povo da Ucrânia e à comunidade do automobilismo após a invasão e as ações inaceitáveis que se desenrolaram", acrescentou. Este é um momento para a comunidade internacional do automobilismo agir e mostrar apoio ao povo da Ucrânia e nossos colegas da Federação Automobilística da Ucrânia", completou Richards.
A entidade suspendeu o reconhecimento das licenças emitidas pela Federação Automobilística Russa e de Belarus. Isso implica na proibição de equipes e pilotos dos países de competirem no Reino Unido, além de vetar símbolos nacionais das nações de serem representados nos eventos.
A nota afirma que as decisões do Motorsport UK foram tomadas em "plena consulta" com o governo do Reino Unido e os órgãos nacionais de esportes para "garantir que haja uma resposta unilateral à crise".
"Incentivamos a comunidade do automobilismo e nossos colegas ao redor do mundo a abraçar totalmente as recomendações do Comitê Olímpico Internacional e fazer o que pudermos para acabar com esta guerra", conclui David Richards. Na última segunda (28), o COI recomendou a exclusão de atletas da Rússia e de Belarus de competições oficiais.
Ontem (1), uma reunião extraordinária do Conselho Mundial de Automobilismo confirmou o cancelamento do GP da Rússia, que aconteceria em setembro. No entanto, a FIA não proibiu a participação de pilotos russos nas corridas, embora tenha definido que a participarão está condicionada à bandeira neutra.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.