Topo

Fórmula 1

Mazepin e pai são alvos de sanções da União Europeia por ligação com Putin

Dmitry e Nikita Mazepin, pai e filho, sofreram sanções por ligações com o presidente russo, Vladmir Putin - Joe Portlock - Formula 1/ via Getty Images
Dmitry e Nikita Mazepin, pai e filho, sofreram sanções por ligações com o presidente russo, Vladmir Putin Imagem: Joe Portlock - Formula 1/ via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

09/03/2022 16h03

Recém-demitido da Hass, Nikita Mazepin voltou a ser atingido por causa de suas ligações com o presidente russo Vladmir Putin, em meio à invasão à Ucrânia. Nesta quarta-feira (9), o piloto e seu pai Dmitry, dono da Uralkali, foram adicionados à lista de russos sujeitos à sanções da União Europeia.

"[Dmitry] Mazepin, juntamente com outros 36 empresários, se reuniu com o presidente Vladimir Putin e outros membros do governo russo para discutir o impacto do curso de ação após as sanções ocidentais. O fato de ele ter sido convidado a participar desta reunião mostra que ele é membro do círculo mais próximo de Vladimir Putin e que está apoiando ou implementando ações ou políticas que prejudicam ou ameaçam a integridade territorial, a soberania e a independência da Ucrânia, bem como como estabilidade e segurança na Ucrânia", informou a União Europeia em comunicado.

Segundo o jornal britânico The Sun, a reunião entre Dmitry e Putin aconteceu no mesmo dia em que Haas anunciou o rompimento dos contratos com Mazeppin e com a empresa patrocinadora Uralkali, de propriedade de Dimitry.

A inclusão de Mazepin e de seu pai na lista de oligarcas russos sujeitos a sanções da União Europeia, aconteceu poucas horas depois do piloto criticar sua demissão da Hass. Mazepin argumentou justamente que não havia motivos para o fim do contrato dele e da Uralkali porque ele e seu pai não estavam sujeitos às sanções da União Europeia.

Fórmula 1