30 metros: Brasileiro surfa onda que pode ser a maior da história; veja
O catarinense Vinicius dos Santos pegou no mês passado, em Nazaré, Portugal, o que pode ser a maior onda já surfada na história. Um estudo recente realizado por Douglas Nemes, renomado oceanógrafo especializado em mecânica das ondas, apontou o tamanho de 29,68 metros na bomba surfada pelo brasileiro em 25 de fevereiro de 2022. A medição, porém, ainda não vale como oficial.
Na onda, Vinicius dos Santos surfou de tow-in (modalidade em que o surfista é rebocado por uma moto aquática) e foi puxado pelo também brasileiro Lucas Chumbo, participante do BBB20.
O recorde atual pertence a outro brasileiro, o paulista Rodrigo Koxa, que tem registrada no Guinness Book, o Livro dos Recordes, uma onda de 24,38 metros, surfada em 8 de novembro de 2017, na mesma Nazaré.
"Segundo essa medição, diz que eu quebrei o recorde. Não quero nada do Koxa, não quero o recorde dele [risos]. Mas é esse meu trabalho, e se foi essa a medição, fico muito feliz. É meu trabalho, minha arte", afirmou Vinicius em entrevista ao UOL Esporte.
"Ainda vou ajustar com o Douglas umas imagens com qualidade melhor para que ele possa diminuir a margem de erro de confiabilidade. Mas esse foi o resultado que ele deu", acrescentou Vinicius, que agora espera a aferição dos órgãos competentes para entrar —ou não— no Guinness Book ou ao menos voltar a ser finalista do Big Wave Awards da Liga Mundial de Surfe (WSL), o Oscar das ondas grandes, como aconteceu na edição do ano passado.
As imagens já mostram coisas que eu nunca imaginei fazer, e estou muito contente com o que vejo. Posso melhorar, estudar tudo isso e me tornar um surfista bem melhor
"Eu, honestamente, não almejo bater nenhum recorde com essa onda, mas se eu for nomeado novamente para o Big Wave Awards, já acho que é um grande resultado", completou.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.