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Hamilton ou Verstappen? Jornalistas do UOL apostam quem será campeão da F1

Max Verstappen levou a melhor na temporada 2021; e agora, quem leva? - Irwen Song/Getty
Max Verstappen levou a melhor na temporada 2021; e agora, quem leva? Imagem: Irwen Song/Getty

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

17/03/2022 04h00

Depois da temporada mais disputada de sua história, com Max Verstappen e Lewis Hamilton lutando palmo a palmo pelo título, o ano de 2022 da Fórmula 1 está prestes a começar. No domingo (19), o GP do Bahrein dá a largada para o campeonato que chega com uma série de alterações, com um novo regulamento que mudou totalmente os carros.

Diante de tantas mudanças, será que dá para arriscar um palpite de quem serão os campeões? E de qual será a surpresa positiva da temporada? E a decepção? Os jornalistas do UOL Esporte não ficaram em cima do muro e revelaram suas apostas. Confira:

- Quem vai ser campeão de pilotos e de construtores?

FÁBIO SEIXAS

Responder isso antes de um primeiro GP de uma nova era técnica da F1 é mero palpite. Ainda não sabemos como será a relação de forças entre as equipes. Mas se é para entrar na brincadeira, vamos lá. Acho que dá Red Bull no Mundial de Construtores e que Hamilton será octa. Aparentemente, a Red Bull, que tem Adrian Newey, entendeu melhor as mudanças de regulamento para esta temporada.

FLÁVIO GOMES

Mesmo com Hamilton perdendo para Verstappen no ano passado, a Mercedes manteve sua hegemonia e chegou a oito títulos seguidos de Construtores. É o maior domínio da história da F-1. Uma hora vai acabar. Mas não acho que vai ser agora. A Red Bull começa o campeonato como favorita, mas minhas apostas ainda são Hamilton e Mercedes.

JULIANNE CERASOLI

É sempre uma ótima notícia para o campeonato quando esta é uma pergunta totalmente em aberto. O time campeão será aquele que desenvolver melhor o carro sob circunstâncias inéditas na F1, com teto de gastos e limite de túnel de vento de acordo com a posição no campeonato. Já que tem que apostar, vou no inverso do ano passado: Red Bull de construtores e Lewis Hamilton de pilotos, com a Ferrari dando canseira principalmente em pistas mais travadas.

- Quem vai ser a surpresa positiva?

FÁBIO SEIXAS

Tenho boas expectativas em torno de dois nomes: Albon e Tsunoda. O tailandês-inglês é muito respeitado no paddock pelo que fez nas categorias de base, foi um cara que cresceu batendo rodas com Russell, Norris e Leclerc. Depois de um ano escanteado pela Red Bull, acho que vai correr com sangue nos olhos. Não vai vencer corrida, mas tem tudo para protagonizar uma jornada de renascimento como a de Gasly. Já o Tsunoda é um piloto talentoso, agressivo e que amadureceu muito depois de um primeiro ano complicado na AlphaTauri. Se ele realmente colocar a cabeça no lugar e controlar melhor os impulsos, pode se tornar um grande piloto.

FLÁVIO GOMES

Bottas na Alfa Romeo será a surpresa do ano. É mais uma torcida do que um prognóstico. Para dizer a verdade, nada indica que isso vá acontecer de verdade, e o mais provável é que ele se arraste lá atrás. Mas não vejo nada que possa ser tão surpreendente assim neste ano, e se Bottas fizer alguma coisa notável, um pódio milagroso, por exemplo, entra na categoria "Grandes Zebras da Humanidade".

JULIANNE CERASOLI

Era fácil não acreditar na Haas depois da primeira parte da pré-temporada, mas, quando eles conseguiram andar no Bahrein, mostraram consistência. Pelo menos na primeira metade do ano, eles terão direito a 45% a mais de tempo no túnel de vento que a Mercedes. Ou seja, se usarem bem essa vantagem, têm a chance de serem a equipe que mais ganhou com o novo regulamento, saindo do último lugar disparado para voltar ao meio do pelotão.

- Quem vai decepcionar?

FÁBIO SEIXAS

Não sei se "decepção" é a palavra exata, porque já não espero muito das duas. Mas talvez sejam decepções para seus investidores: Alfa Romeo e Aston Martin. São duas marcas icônicas do automobilismo que, mais uma vez, correm sério risco de queimar o filme na F1. Uma tem Bottas, outra tem Vettel. Uma tem motor Ferrari, outra tem motor Mercedes. Mas, mesmo assim, devem ficar lá atrás, disputando posições com Williams e Haas. As jornadas dessas duas equipes só mostram o quanto é complicado subir degraus neste esporte

FLÁVIO GOMES

A Aston Martin, repetindo o que já não fez no ano passado. Todo mundo tinha muita expectativa para essa equipe com a injeção de dinheiro do dono, a construção da nova fábrica, a marca histórica voltando à F-1, a contratação de Vettel... Mas foi um fiasco, e tudo indica que será de novo.

JULIANNE CERASOLI

Ele vem surfando na onda do "el plan" nas mídias sociais, dando a entender que sabe que a hora da virada na carreira chegou. Mas Fernando Alonso não vai sair do meio do pelotão com a Alpine neste ano. A unidade de potência dos franceses teve uma melhora significativa, mas não vai ser suficiente para lutar onde o espanhol quer.

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