Topo

Darlan supera bicampeão olímpico e é campeão mundial no arremesso de peso

Darlan Romani celebra o título mundial no arremesso de peso neste sábado em Belgrado, na Sérvia - Andrej Isakovic/AFP
Darlan Romani celebra o título mundial no arremesso de peso neste sábado em Belgrado, na Sérvia Imagem: Andrej Isakovic/AFP

Do UOL, no Rio de Janeiro

19/03/2022 17h15

Darlan Romani é campeão do mundo no arremesso de peso. Ele ficou com a medalha de ouro hoje (19), no Mundial de indoor de atletismo, em Belgrado, na Sérvia. O brasileiro superou o atual bicampeão olímpico, o americano Ryan Crouser, e quebrou a sina de ficar no quase como aconteceu nas últimas competições internacionais.

O melhor lançamento de Romani foi 22,53 metros. O americano Ryan Crouser ficou com a segunda colocação, com 22,44. O pódio foi fechado com o neozelandês Tomas Walsh (22,31).

Na rodada final, Darlan já entrou com a melhor marca e ficou apenas esperando seus adversários para saber se teria que fazer novo arremesso. Um por um os oponentes foram desperdiçando a oportunidade de passar o brasileiro, que foi para seu último ato com a primeira colocação já garantida.

Romani superou e muito a melhor marca da carreira em competições indoor. Em fevereiro do ano passado, ele havia alcançado 21,71m em Cochabamba, na Bolívia. A marca deste sábado ficou a 29 centímetros do recorde mundial, que pertence a Crouser.

A competição marcou o reencontro de Darlan com seu treinador, o cubano Justo Navarro, que ficou retido no seu país por conta da pandemia. A Confederação Brasileira de Atletismo só conseguiu trazer o profissional para o Brasil em dezembro. Darlan é muito próximo dele e não escondeu sua felicidade com a volta da parceria.