Topo

Fórmula 1

F1: Leclerc celebra pole no Bahrein e diz que esperava Red Bull mais rápida

Leclerc fez a décima pole position da carreira no GP que abre a temporada da F1 em 2022 - Reprodução/F1TV
Leclerc fez a décima pole position da carreira no GP que abre a temporada da F1 em 2022 Imagem: Reprodução/F1TV

Do UOL, em Sâo Paulo

19/03/2022 13h45

Charles Leclerc garantiu a primeira pole position da Fórmula 1 em 2022 ao fazer 1m30s558 no treino de classificação do GP do Bahrein. O piloto da Ferrari larga na frente do atual campeão Max Verstappen, o que lhe surpreendeu.

"Tínhamos certeza que a Red Bull seria um pouco mais rápida do que nós na classificação, mas surpreendentemente não foi o caso. Agora temos que terminar o final de semana de forma positiva", comemorou o monegasco logo após a classificação. "Não vai ser fácil. Os pneus aqui são um fator importante, ainda mais com os carros mais pesados neste ano, mas vamos focar nisso para ter uma boa corrida amanhã", completou.

Leclerc garantiu a pole em sua segunda tentativa no Q3. Verstappen veio logo atrás e fechou sua melhor volta 0,123s mais lento (1m30s681), mas ficou na segunda posição. A Ferrari só não garantiu seus dois pilotos na primeira fila porque Carlos Sainz ficou a seis milésimos do holandês da Red Bull (veja o grid de largada mais abaixo).

"É muito bom [largar em primeiro]. Os últimos dois anos foram incrivelmente difíceis para a equipe, e estávamos esperançosos de que as mudanças seriam uma oportunidade de voltar à frente", lembra Leclerc. "Foi uma classificação complicada, não estou completamente feliz com minha direção, mas consegui acertar aquela volta no Q3 e estamos na pole", ponderou, dando detalhes do motivo de ainda não estar totalmente satisfeito.

"Do ponto de vista da direção, [este carro] também é completamente diferente em relação ao ano passado. Os testes serviram um pouco para isso, experimentei estilos diferentes de pilotagem, mas ainda preciso encontrar o melhor deles. Então, sim, definitivamente há muito a melhorar para nós", afirmou Leclerc.

Ele e Verstappen largam na primeira fila às 12 horas (de Brasília) de amanhã (20), no Circuito Internacional do Bahrein, para a primeira corrida de Fórmula 1 do ano. Na segunda fila estão Carlos Sainz (Ferrari) e Sergio Perez (Red Bull), e o heptacampeão Lewis Hamilton (Mercedes) larga em quinto.

Fórmula 1