Topo

Fórmula 1

Verstappen ironiza falta de ritmo da Mercedes: "Muito desapontado"

Max Verstappen, segundo colocado no grid do Bahrein, na entrevista pós-classificação - Reprodução/F1TV
Max Verstappen, segundo colocado no grid do Bahrein, na entrevista pós-classificação Imagem: Reprodução/F1TV

Do UOL, em São Paulo

19/03/2022 13h36

Charles Leclerc superou o atual campeão mundial Max Verstappen e garantiu a primeira pole position na temporada 2022 da Fórmula 1 na tarde de hoje (19). O monegasco da Ferrari fez o melhor tempo da classificação no GP do Bahrein com 1m30s558 e vai largar na primeira posição.

Verstappen (Red Bull), que completa a primeira fila, ironizou a falta de ritmo da Mercedes -equipe com que protagonizou a maior rivalidade de 2021. "Estou muito [desapontado com a falta de ritmo da Mercedes]", diz o piloto, rindo.

Sobre a segunda posição, Verstappen se mostrou animado. "Deu tudo certo. Temos um bom carro, um bom carro de corrida, o que no final do dia é o mais importante. Foi um dia bom, um bom começo nesta nova era."

O piloto da Red Bull afirma que a experiência no novo carro não foi das melhores -mas também não foi das piores. "Nunca estive nesta posição. Algumas coisas para analisar, claro, e vamos melhorar para próxima vez. Mas aqui é importante ter certeza de que o carro vai funcionar na corrida, porque os pneus se degradam muito mais. É diferente de algumas outras corridas. Foi legal, uma batalha com Charles e Carlos, que fizeram um ótimo trabalho. Teremos uma corrida empolgante."

Verstappen ficou em 2º, seguido por Carlos Sainz (Ferrari) e Sergio Perez (Red Bull) na segunda fila. Lewis Hamilton (Mercedes) larga em quinto (veja o grid completo abaixo). A corrida no Circuito Internacional do Bahrein começa às 12 horas (de Brasília) de amanhã (20) e abre a temporada da Fórmula 1.

Q1: Ferrari rivaliza com Verstappen desde o começo

Max Verstappen e as duas Ferrari logo mostraram sua força, colocando-se entre os melhores tempos desde o começo. Leclerc fez o melhor tempo do Q1 com 1m31s471.

Valtteri Bottas foi a grande surpresa na quarta posição, à frente de George Russell e Lewis Hamilton, a dupla de uma Mercedes que visivelmente ainda balança nas retas. Foram cortados do Q2 Tsunoda (que não havia feito o treino livre mais cedo por problema no carro da AlphaTauri), as duas Aston Martin (Hulkenberg e Stroll), Daniel Ricciardo (McLaren) e Latifi (Williams).

Q2: Haas dentro, McLaren fora do Q3

Verstappen novamente tomou a iniciativa e fez 1m30s757, quase seis décimos à frente de Leclerc. A maior briga ficou mesmo no corte para o Q3, pois cinco pilotos chegaram a estar no intervalo de apenas um décimo —até a Mercedes precisou acelerar para passar. Magnussen confirmou o bom desempenho da Haas com o sétimo tempo, e Alonso (Alpine) atrás dele.

Ficaram fora da última parte do treino Ocon (Alpine), Mick Schumacher (Haas), Norris (McLaren), Albon (Williams) e Zhou Guanyu (Alfa Romeo). A McLaren ficou fora do Q3 pela primeira vez desde o GP da Turquia de 2020.

Q3: Leclerc faz a décima pole da carreira

Sainz e Leclerc pularam para a primeira fila na primeira volta das Ferraris, e logo ficou claro que a disputa pela pole seria entre os dois e Verstappen. O monegasco melhorou seu tempo na segunda tentativa e jogou a pressão no atual campeão, que ficou 0,123s atrás e vai largar da segunda posição. Na Mercedes faltou ritmo: Hamilton fez o quinto tempo a 0,680s de Leclerc.

Fechando a terceira fila, Valtteri Bottas confirmou a boa fase de Alfa Romeo com o sexto lugar (1m31s560) e vai largar ao lado do ex-companheiro Hamilton. O top 10 na largada tem sete equipes, incuindo: o sétimo Magnussen (Haas), seguido por Alonso (Alpine), Russell (Mercedes) e Gasly (AlphaTauri).

Fórmula 1