Topo

Ex-Flamengo postula recorde de maior onda já surfada de 'Sonrisal'; assista

Lucas Fink surfa de skimboard em Nazaré, em onda que pode entrar para o Guinness - Victor Eleutério Costa/ Red Bull Content Pool
Lucas Fink surfa de skimboard em Nazaré, em onda que pode entrar para o Guinness Imagem: Victor Eleutério Costa/ Red Bull Content Pool

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

22/03/2022 16h12

Talvez você já tenha se divertido num dia de praia com aquele famoso Sonrisal, prancha que desliza sobre a areia e é oficialmente conhecida como skimboard. Agora, imagina usar isso para surfar uma onda de quase 20 metros em Nazaré? Pode parecer loucura, mas já virou realidade. Lucas Fink, pupilo de Carlos Burle e Lucas Chumbo e especialista na modalidade, não só fez isso como está perto de quebrar o recorde mundial de maior onda já surfada em um skimboard.

O recorde ainda está sob análise do Guinness Book, o Livro dos Recordes, que inclusive enviou representantes à Nazaré no dia em que Lucas Fink pegou a onda, estimada em 17 metros. O feito aconteceu em 8 de dezembro do ano passado (assista abaixo).

"É mais um sonho realizado na minha vida. Fazer um projeto assim com a Red Bull, que é marcada por feitos extraordinários, sempre foi um objetivo e sonho meu. E entrar com skimboard em Nazaré foi uma oportunidade incrível, estou muito feliz, grato. Vou curtir muito esse momento e vou guardar para vida toda", disse Lucas Fink, de apenas 23 anos, que chegou a sonhar em ser jogador de futebol e atuou nas categorias de base do Flamengo na infância.

Com carreira profissional iniciada com apenas 10 anos, Lucas Fink se tornou campeão mundial da modalidade aos 21, sendo o primeiro não estadunidense a atingir tal feito. Dentro de si, guardava o desejo de se tornar um skimboarder de ondas grandes e, estimulado por uma temporada em Portugal e pela amizade com Lucas Chumbo, decidiu fazer do sonho realidade e iniciou sua trajetória para surfar ondas de mais de 13 metros.

"A onda é meio assustadora, meio chocante. Mas a equipe é muito preparada. Para eles, dias de ondas de 30 e 40 pés são puro lazer. Ficam à vontade e acabam te deixando mais seguro", conta. "Se senti medo? Sim, mas o medo me motiva a ir lá, me jogar e vencer ele", conclui Fink.

Lucas Fink e Lucas Chumbo - Victor Eleutério Costa / Red Bull Content Pool - Victor Eleutério Costa / Red Bull Content Pool
Skimboarder Lucas Fink e surfista Lucas Chumbo, atletas da Red Bull
Imagem: Victor Eleutério Costa / Red Bull Content Pool

A jornada de adrenalina, determinação e uma pitada de medo virou documentário cinematográfico: "Skimboard Nazaré", que estreia nesta terça, na Red Bull TV. O filme conta com diversos astros, como o próprio Lucas Chumbo, mentor ao longo de toda a jornada e o melhor do mundo na modalidade ondas gigantes, segundo o próprio Fink.

"Ter essa troca com ele é o melhor cenário que eu poderia imaginar, seria como aprender basquete com o Michael Jordan", admite. Aliás, o feito alucinante do skimboarder fica mais evidente quando Lucas Chumbo tenta se aventurar com a prancha não habitual. "O moleque tem talento. Não sei como ele consegue controlar aquela prancha sem quilha. Botei fé nele, a energia dele é muito parecida com a minha", comenta o ex-BBB.

Outras lendas do surfe, como Carlos Burle, Garrett McNamara e Michelle des Boullions, também dão o tom na narrativa, com depoimentos que reforçam a importância do feito do brasileiro.