Topo

Lutador de boxe ucraniano escolhe seguir na guerra e não disputará título

Vasily Lomachenko, lutador de boxe Ucraniano, escolheu continuar defendendo seu país ao invés de disputar luta por cinturão - Reprodução/Instagram
Vasily Lomachenko, lutador de boxe Ucraniano, escolheu continuar defendendo seu país ao invés de disputar luta por cinturão Imagem: Reprodução/Instagram

22/03/2022 12h16

O lutador de boxe ucraniano Vasily Lomachenko não disputará o título dos leves contra o australiano George Kambosos. O pugilista duas vezes medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos decidiu permanecer na Ucrânia ao invés de se preparar para a luta, que seria disputada no dia 5 de junho.

O promotor do evento, Lou DiBella, informou a decisão à ESPN. "A luta que ele está enfrentando agora é muito maior do que qualquer luta de boxe", afirmou. Ele acrescentou que o acordo com Lomachenko para o confronto foi feito antes do início da invasão da Rússia à Ucrânia.

"Não temos nada além do maior respeito por sua decisão. Kambosos queria ter certeza de que, uma vez que fizéssemos esse acordo, Lomachenko tivesse tempo suficiente para decidir", completou o promotor do evento.

Aos 34 anos, o ucraniano é membro de um batalhão de defesa territorial que faz a segurança da fronteira de seu país. Embora tenha conseguido uma aprovação de seu governo para sair da Ucrânia e se preparar para a luta, Lomachenko optou por continuar na linha de frente do conflito no leste europeu.

Nas redes sociais, Kambosos disse "respeitar e entender totalmente" a decisão de Lomachenko. "Rezo por você e por seu país. Por favor fique seguro e, assim que eu limpar o chão com Devin, faremos essa luta entre dois verdadeiros campeões", escreveu o australiano.

Por conta da ausência de Lomachenko, o norte-americano Devin Haney será o adversário de Kambosos na decisão, que acontecerá no Marvel Stadium, na Austrália. A data da luta foi mantida no dia 5 de junho.