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F1 muda pista na Arábia Saudita para tentar evitar 'bate-bate' como em 2021

Nikita Mazepin, então na Haas, foi um dos que levou a pior em acidente no GP da Arábia Saudita de 2021 - Hasan Bratic/picture alliance via Getty Images
Nikita Mazepin, então na Haas, foi um dos que levou a pior em acidente no GP da Arábia Saudita de 2021 Imagem: Hasan Bratic/picture alliance via Getty Images

Arthur Sandes

Do UOL, em São Paulo

23/03/2022 04h00

O Grande Prêmio da Arábia Saudita deste domingo (27) deve ser menos perigoso do que o do ano passado. Pelo menos esta é a expectativa da própria Fórmula 1, que ajudou a promover mudanças no Circuito Urbano de Jeddah para aumentar a área de escape e melhorar a visibilidade, dois pontos muito criticados por pilotos em 2021.

Em dezembro, Hamilton venceu uma corrida caótica e perigosa. Desde antes do GP, pilotos e ex-pilotos apontavam o perigo das condições da pista: a segunda mais rápida do calendário, mas com muros próximos da pista, o que criou curvas cegas em alta velocidade e pouca área de escape. Não deu outra: foram duas bandeiras vermelhas na corrida após acidentes envolvendo quatro pilotos.

Diante da reclamação de vários pilotos, incluindo Charles Leclerc, Carlos Sainz e o presidente da associação dos pilotos, George Russell, o circuito recebeu algumas adaptações para a edição deste ano. Uma das curvas foi ampliada, e outras receberam modificações.

A única curva ampliada (em cerca de 1,5m) foi a 27, que entra na reta principal. Foi esta curva que custou a pole position a Max Verstappen, que passou do ponto no Q3 do treino de classificação e bateu. Outras quatro ganharam placas de metal ao estilo de Mônaco, para diminuir o dano aos carros que encostarem na proteção (e também os detritos na pista).

"O circuito continua o mesmo, menos a curva 27. E recuamos as barreiras um pouco em certas áreas para melhorar a visibilidade durante as curvas. Isso pode deixar a volta um pouco mais rápida", afirma ao site Motorsport o CEO da Companhia de Automobilismo Saudita, Martin Whitaker.

No ano passado, uma volta em Jeddah teve velocidade média de 250 km/h, a segunda mais rápida da F1, atrás apenas de Monza. A diferença é que Monza tem apenas 11 curvas, e a pista saudita é bastante veloz mesmo tendo 27.

A Fórmula 1 pediu revisões em cerca de 15 pontos ao longo do circuito, e Jeddah de fato alterou pelo menos nove deles: a barreira recuou nas curvas de número 2, 3, 14 e 21; já as curvas 4, 16, 22 e 24 ganharam placas de metal; e a 27, carrasca de Verstappen, foi ampliada.

O primeiro treino livre do GP da Arábia Saudita começa às 11 horas (de Brasília) desta sexta-feira (25), seguido pelo segundo, às 14h. O terceiro e último teste é às 11h de sábado (26), pouco antes do treino classificatório das 14h, mesmo horário da largada no domingo (27). A Ferrari chega como líder do Mundial após a dobradinha na corrida de estreia da temporada, no Bahrein.

Circuito de Rua de Jeddah, pista da Fórmula 1 - Divulgação/F1 - Divulgação/F1
Imagem: Divulgação/F1

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