Nadadora nascida na Ucrânia pisa em bandeira russa e revolta ministro
A nadadora turca, nascida na Ucrânia, Viktoria Zeynep Gunes publicou uma foto pisando na bandeira russa na última sexta-feira (25) em suas redes sociais, o que revoltou Dmitry Svishchev, ministro de esportes da Rússia, que considerou a atitude "repugnante".
Ontem (27) a invasão da Rússia à Ucrânia completou um mês e Viktoria Zeynep Gunes, por mais que seja ucraniana de nascença, deixou a Crimeia em 2014 por conta da invasão da Rússia e agora vive e compete pela Turquia.
Svishchev, para agências internacionais, disse:
"É realmente repugnante. Eu quero acreditar que a Federação Internacional de Natação (Fina), assim como outras organizações relevantes, vão punir a nadadora por este comportamento. Os nossos atletas foram punidos pelas suas atitudes e temos aqui um verdadeiro excesso de nacionalismo em relação a um país. As provocações devem ser punidas, independentemente do país ao qual são dirigidas. Penso que a nossa união devia procurar a Fina com um pedido para investigar este caso em detalhes".
Viktoria Zeynep Gunes disputou as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, e de 2020, em Tóquio, pela Turquia. A atleta, que é muito ativa nas redes sociais, repostou hoje (28) uma foto da bandeira do exército ucraniano com um desenho simbolizando a paz e escrito: "Não me pergunte se minha família está segura. Minha família tem 44 milhões de pessoas agora".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.