Topo

Fórmula 1

OPINIÃO

Seixas: Ferrari tem carro mais completo, mas Red Bull ganha no mano a mano

Do UOL, em São Paulo

28/03/2022 04h00

Charles Leclerc viu a vitória escapar de suas mãos nas últimas voltas do GP da Arábia Saudita, neste domingo (27). Apesar de ver Max Verstappen no topo do pódio, o monegasco tem bons motivos para comemorar o resultado no circuito de Jeddah Corniche: ele lidera o Mundial de pilotos. A Ferrari também está rindo à toa, pois está na dianteira do Mundial de Construtores e com vantagem confortável. A escuderia austríaca, porém, mostrou sua força no circuito saudita e promete acirrar essa disputa.

Na Live F1 do Seixas e do Flavio, transmitida pelo UOL Esporte logo após as corridas da Fórmula 1, os jornalistas Fábio Seixas e Flavio Gomes discutiram sobre o início de temporada da Ferrari, que voltou a ser protagonista na categoria. Os comentaristas compararam o desempenho dos carros da escuderia italiana com os da Red Bull, em uma rivalidade que promete dar o tom nesta temporada.

"Em reta, hoje, o melhor motor é o da Red Bull. O motor da Ferrari entrega bem também em curvas, mas em uma pista como essa da Arábia Saudita, o Verstappen conseguiu a ultrapassagem e o Leclerc não conseguia mais se aproximar. A Ferrari tem o carro mais completo e equilibrado. Mas no mano a mano, se fosse uma prova de dragster, a Red Bull ganharia porque tem um motor melhor em retas", avaliou Seixas.

Gomes lembrou que a Red Bull enfrentou problemas no GP do Bahrein, quando seus dois pilotos abandonaram após problemas em seus carros. Na Arábia Saudita, a equipe austríaca se recuperou; por outro lado, a AlphaTauri equipada com motores Red Bull, voltou a enfrentar dificuldades. Se em Sakhir Gasly deixou a corrida com seu carro em chamas, em Jeddah Corniche foi a vez de Tsunoda nem largar.

"Não sei se tem alguma coisa a ver com a Honda, que saiu da Fórmula 1 e deixou alguns caras para cuidar. Mas já houve dois problemas com os carros da Red Bull no Bahrein, relativos à alimentação de gasolina, mas é todo um conjunto que diz respeito ao motor. O Gasly pegou fogo no Bahrein e o Tsunoda agora não consegue largar. É bom a Red Bull ficar de olho porque pode ter problemas técnicos nessa temporada, algo que a Ferrari não tem tido", disse o colunista do UOL.

Ao comentar as diferenças entre os carros da Ferrari e da Red Bull, Seixas usou a velocidade em reta como dado para compará-los. "A Ferrari tem um carro melhor em curva do que a Red Bull, mas a Red Bull é mais rápida. No speed trap, o radar no ponto mais rápido da pista, a Red Bull está sempre na frente. Na classificação, o primeiro no speed trap foi Sergio Pérez, com 335,1 km/h. O segundo, Verstappen, 334,1 km/h. O Magnussen foi o terceiro, com o motor Ferrari. A equipe Ferrari ficou lá atrás", reforçou o colunista do UOL.

Para Gomes, o bom desempenho da Ferri neste início de temporada não é mero acaso. "A Ferrari pode ter perdido a corrida de hoje, mas chega a quatro pódios em duas provas, confirmando a força mostrada na pré-temporada", finalizou.

Não perca! A próxima edição da Live F1 do Seixas e do Flavio será logo após o GP da Austrália, em 10 de abril. Você pode acompanhar o programa pelo Canal UOL, no canal do UOL Esporte no Youtube e pelas redes sociais do UOL.

Fórmula 1