Vale até cinto de segurança: conheça a luta russa apelidada de 'Car Jitsu'
Uma nova modalidade de luta que surgiu na Rússia está ganhando notoriedade na internet. Só que o confronto acontece em um 'ringue' diferente: dentro de um carro. Apelidado de 'Car Jitsu', o esporte coloca lutadores dentro de um veículo e permite a utilização de qualquer parte interna para imobilizar o oponente.
A luta é inspirada no tradicional jiu-jitsu brasileiro e surgiu em 2020, criada pelo russo Vik Mikheev. Lutador de MMA e faixa-preta no judô e no jiu-jitsu, ele teve a ideia para desenvolver o esporte em espaços reduzidos.
"Desde outubro de 2020, eu e meus amigos realizamos pequenos torneios de Car Jitsu para estudar os aspectos da aplicação do jiu-jitsu em um espaço tão confinado", explica Mikheev.
Na modalidade, dois atletas se enfrentam, a princípio, em dois rounds de três minutos. Em cada assalto, os competidores começam no banco do motorista ou do carona. Eles podem se movimentar da maneira como quiserem tanto por dentro como pela lataria do carro.
Os acessórios internos do veículo, como cintos de segurança, espelhos ou o volante, podem ser utilizados livremente pelos competidores. Se a luta estiver empatada em imobilizações após dois rounds, os oponentes vão para o banco traseiro para definirem o vencedor em um terceiro assalto.
No caso de não haver nenhuma submissão, vence quem pontuar mais. Em seu canal no YouTube, o criador do 'Car Jitsu' publica gravações dos duelos. Em um novo vídeo que circula nas redes sociais, dois lutadores aparecem se enfrentando dentro de um carro estacionado em um lago congelado.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.