Topo

Maratona de Boston proíbe participação de atletas da Rússia e Belarus

Competidores cruzam linha de chegada da Maratona de Boston 2019 - Christopher Evans/MediaNews Group/Boston Herald via Getty Images
Competidores cruzam linha de chegada da Maratona de Boston 2019 Imagem: Christopher Evans/MediaNews Group/Boston Herald via Getty Images

07/04/2022 09h27

Faltando poucos dias para a edição 2022 da tradicional Maratona de Boston, os organizadores anunciaram que corredores da Rússia e de Belarus não poderão participar do evento.

A decisão, de acordo com comunicado divulgado para a imprensa, é uma forma de demonstrar apoio ao povo ucraniano. "Como muitos ao redor do mundo, estamos horrorizados e indignados com o que vimos e aprendemos com as reportagens da Ucrânia. Acreditamos que a corrida é um esporte global e, assim, devemos fazer o que podemos para mostrar nosso apoio ao povo ucraniano", disse Tom Grilk, presidente da Associação Atlética de Boston.

O banimento afetará até mesmo atletas que tenham conseguido sua classificação para o grupo de elite. Contudo, competidores que não morem em um dos dois países não serão barrados.

A prova, que atrai corredores do mundo todo, está marcada para o dia 18 de abril. Na edição do ano passado, que aconteceu em outubro devido à pandemia, cerca de 18 mil corredores participaram, sendo 35 atletas vindos da Rússia.

O banimento é mais uma punição esportiva aos dois países devido ao conflito na Ucrânia. O Comitê Olímpico Internacional, ainda em fevereiro, já havia recomendado o banimento de atletas da Rússia e Belarus de competições individuais ou coletivas, além de recomendar que símbolos, cores, bandeiras e hinos não fossem usados. Já a Fifa e Uefa suspenderam os dois países de competições internacionais.

O comunicado dos organizadores ainda informa que os ucranianos que tenham planejado correr a prova deste ano poderão adiar a participação para a próxima edição, ou pedir o reembolso da inscrição.