Topo

NBA, Real Madrid e 2,28m: Conheça o adolescente mais alto do mundo

Canadense Olivier Rioux já treinou no Real Madrid e fez Sergio Ramos parecer criança em fotografia - Reprodução/Instagram
Canadense Olivier Rioux já treinou no Real Madrid e fez Sergio Ramos parecer criança em fotografia Imagem: Reprodução/Instagram

Arthur Sandes

Do UOL, em São Paulo

09/04/2022 04h00

Olivier Rioux é um adolescente apaixonado por basquete, que apesar da idade já é considerado um talento promissor, já jogou no Real Madrid, é considerado promessa para a NBA e pode se tornar um grande nome do esporte nos próximos anos. Ele não teria nada de muito especial em comparação a tantos outros jovens atletas, mas tem um (não tão) pequeno detalhe: aos 16 anos, ele mede 2,28m de altura.

Rioux foi registrado no livro dos recordes do Guinness como o adolescente mais alto do mundo. Ele é canadense, mas mora nos Estados Unidos, onde estuda em um internato especializado no desenvolvimento de atletas adolescentes —a IMG Academy, na Flórida. É o último passo antes do basquete universitário e, quem sabe, de uma carreira profissional.

Os pais do garoto são altos (1,88m e 2,03m), mas Olivier Rioux bateu todos os recordes. A família teve até que reformar a própria casa, em Montreal, para que ele não precisasse se abaixar o tempo todo para ir de um cômodo a outro.

"Comecei a crescer cada vez mais rápido quando tinha 10 ou 11 anos. Toda semana eu crescia e ficava surpreso com isso. Não tão surpreso, porque meus pais também são altos, mas eu já era o garoto mais alto da escola", contou recentemente à TV norte-americana ABC.

Pela idade, Rioux pode crescer ainda mais alguns centímetros. Para comparação, ele já é mais alto do que o letão Kristaps Porzingis (2,21m), atual pivô do Washington Wizards, e do que o multicampeão Shaquille O'Neal (2,16m), mas é mais baixo do que o chinês Yao Ming (2,29m), estrela do Houston Rockets nos Anos 2000.

Fama já dura quatro anos

Quando tinha "apenas" 2,18m, o garoto viralizou em um torneio sub-12 disputado na Espanha, em 2018. Foi seu primeiro contato com o reconhecimento mundial e até Stephen Curry ficou impressionado com as imagens na época (veja o vídeo acima). No ano seguinte, Rioux foi à Espanha por alguns meses para treinar no Real Madrid —período em que tirou a foto com Sergio Ramos (1,84m) que ilustra este texto. E no ano passado se mudou aos EUA.

Ele defende as categorias de base da seleção canadense de basquete e chama atenção a cada competição internacional. No ano passado, por exemplo, enfrentou o Brasil em um jogo do Sul-Americano sub-16 no qual era 24 cm mais alto do que o maior brasileiro em quadra —o Canadá venceu por 92 a 53.

Altura não é tudo na NBA

Pode parecer estranho, mas a altura, às vezes, até atrapalha um jogador de basquete. É claro que enterrar sem precisar sair do chão é uma vantagem e tanto, mas Rioux tem o desafio de melhorar suas habilidades e capacidade física para fazer valer os 2,28m perto da cesta.

"Ele cresceu muito rápido, e uma das consequências disso é perder muito da coordenação", explica Steffen Visk, membro da comissão técnica da IMG Academy. "Também prejudica a agilidade para se mover na quadra. Então é quase como se ele tivesse que reaprender a ser explosivo, como ele era nos tempos em que era menor e mais jovem", completa.

Apenas seis jogadores da história da NBA são ou foram mais altos do que Rioux é hoje, mas entre eles apenas Yao Ming entrou para o Hall da Fama da liga. Outro que tem 2,29m é o senegalês Tacko Fall, atual pivô do Cleveland Cavaliers, que é praticamente impossível de enfrentar no garrafão, mas é pouco utilizado pela falta de agilidade e defesa do perímetro.