Topo

Fórmula 1

GP da Austrália: Leclerc supera Verstappen no fim e é pole; Hamilton é 5º

O monegasco Charles Leclerc com a Ferrari neste sábado no Albert Park, em Melbourne  - Ferrari
O monegasco Charles Leclerc com a Ferrari neste sábado no Albert Park, em Melbourne Imagem: Ferrari

Colaboração para o UOL, em São Paulo

09/04/2022 04h38Atualizada em 09/04/2022 08h19

Charles Leclerc, da Ferrari, vai largar na pole position, amanhã (10), no GP da Austrália de Fórmula 1. O monegasco dominou o Q3 e anotou o melhor tempo com 1min17s868. Max Verstappen (1min18s154) e Sérgio Pérez (1min18s240), da Red Bull, completam as três primeiras posições. Enfrentando problemas com a Mercedes, Lewis Hamilton ficou em quinto lugar, com o tempo de 1min18s825.

O treino classificatório em Melbourne ficou marcado por dois acidentes: um no Q1, com Nicholas Latifi (Williams) e Lance Stroll (Aston Martin); e um no Q3, com Fernando Alonso.

Nicholas Latifi voltou a protagonizar um acidente durante o treino classificatório. Desta vez, envolvendo Lance Stroll. Os carros colidiram durante o Q1 e os dois pilotos canadenses foram eliminados.

Já no Q3, Fernando Alonso (Alpine) teve um problema hidráulico em seu carro, saiu da pista e bateu, forçando mais uma vez a bandeira vermelha e encerrando o treino na décima posição.

O GP da Austrália será realizado amanhã (10) com largada às 2h (de Brasília).

vestappen - Reprodução/Twitter/@F1 - Reprodução/Twitter/@F1
Max Verstappen, durante o treino classificatório da Fórmula 1
Imagem: Reprodução/Twitter/@F1

Q1: Acidente entre canadenses e Verstappen mais rápido

Pode parecer notícia repetida, mas não. Assim como no Q1 nos treinos para o GP da Arábia Saudita, o canadense Nicholas Latifi se envolveu em um acidente e paralisou as voltas, com a sinalização de bandeira vermelha.

Desta vez, o piloto da Williams se chocou com o compatriota Lance Stroll (Aston Martin) no primeiro setor da pista. Ambos foram eliminados da classificação, que teve Max Verstappen, da Red Bull, como o mais rápido, com o tempo de 1min18s580.

Além de Latifi e Vettel, Alexander Albon (Williams), Kevin Magnussen (Haas) e Sebastian Vettel (Aston Martin) não fizeram tempo para avançar para o Q2.

Q2: Pérez mais rápido e muito sol

Durante a segunda etapa do treino, com o sol se pondo em Melbourne, vários pilotos reclamaram para as equipes, dizendo que estavam sendo atrapalhados pela forte luz e pedindo viseiras mais escuras.

"Eu não consigo ver nada com o sol. É inacreditável. Completamente cego", disse Verstappen no rádio da equipe.

O atual campeão da F1 ficou com o quarto tempo no Q2, que foi liderado pelo companheiro de Red Bull, Sérgio Pérez, que anotou a volta de 1min18s834.

Pierre Gasly (Alpha Tauri), Valteri Bottas (Alfa Romeo) - que não ficava fora do Q3 desde 2016 -, Yuki Tsunoda (Alpha Tauri), Guanyu Zhou (Alfa Romeo) e Mick Schumacher (Haas) não avançaram para o Q3.

Q3: Acidente com Alonso e domínio de Leclerc

A sete minutos do fim da terceira etapa do treino, Fernando Alonso, da Alpine fazia uma volta muito boa, quando teve um problema hidráulico, saiu da pista e bateu. Bandeira vermelha mais uma vez e carros no pit-stop.

A esta altura, Charles Leclerc, da Ferrari, liderava o treino, seguido pela dupla da Red Bull, Sérgio Pérez e Max Verstappen - os dois separados por apenas um milésimo.

Com os carros liberados para voltar à pista, Leclerc melhorou sua volta, assim como Sérgio Pérez e Max Verstappen, que chegou a liderar o Q3, pressionando o monegasco da Ferrari.

Na última volta, Leclerc se superou e bateu o tempo de Verstappen para confirmar o domínio que havia mostrado durante toda a terceira etapa do treino.

Fórmula 1