Topo

Fórmula 1

OPINIÃO

Seixas: Será curioso ver Verstappen lidar com decepção e cenário inesperado

Do UOL, em São Paulo

10/04/2022 11h50

Max Verstappen vive um início de temporada dos mais turbulentos. O atual campeão mundial abandonou duas das três primeiras provas de 2022 devido a problemas em sua Red Bull, algo não muito comum para a equipe. O holandês também assiste ao amplo domínio da Ferrari e de Charles Leclerc, vencedor com sobras do GP da Austrália neste domingo (10).

Na Live F1 do Seixas e do Flavio, transmitida pelo UOL Esporte logo após as corridas da Fórmula 1, os jornalistas Fábio Seixas e Flavio Gomes analisaram o momento de Verstappen, que não completou o GP da Austrália. Ambos preveem dificuldades para o piloto holandês por conta da falta de confiabilidade exibida pelo carro, o que o deixa em uma situação inesperada.

"No ano passado inteiro, o Verstappen abandonou uma das 22 corridas. Agora, são dois abandonos em três provas. Isso é bastante significativo. Após o abandono no Bahrein, o Verstappen falou que esses pontos podem fazer falta no final do ano. Ele sabe como o campeonato é apertado. Há muita coisa pela frente e ninguém está colocando o título na mão da Ferrari. Mas hoje, nesse início de campeonato e após três corridas, a Ferrari está sobrando", comentou Seixas.

O colunista do UOL referiu-se ao único abandono de Verstappen na última temporada causado por problemas em seu carro - foi no GP do Azerbaijão, quando estourou um dos pneus. Em outras duas corridas, nos GPs da Itália e da Grã-Bretanha, o holandês se envolveu em dois acidentes com Lewis Hamilton e não terminou as provas.

Para Seixas, o holandês deve começar a demonstrar uma irritação maior por conta das falhas do carro e por ver o bi mundial ficar mais distante. "Começamos a ver um Verstappen que não conhecemos, porque ele nunca havia vivido essa situação antes. Ele sempre foi um perseguidor e agora é o cara que os outros querem bater. Na pré-temporada, ele pensa 'a Mercedes está uma droga. Esse ano será meu e finalmente terei um ano para andar sozinho e ganhar o título'. De repente, ele vê a Ferrari muito bem e se vê em duas dinâmicas muito parecidas de abandono. Será curioso vê-lo lidar com uma situação que não esperava e com uma decepção, tendo que perseguir de novo. Estará mais nervosinho do que esperávamos", opinou.

Gomes ressaltou que a Red Bull está pecando pela falta de confiabilidade no carro desta temporada, o que deve atrapalhar os planos de Verstappen brigar novamente pelo título. "Até o ano passado, antes de lutar pelo título, o Verstappen era um piloto que corria sem grande pressão. Tudo o que ele conseguisse era lucro. Mas agora ele defende o título. E, nessa hora, a Red Bull lhe entrega um carro pouco confiável. O Verstappen está realmente muito zangado", disse o colunista do UOL.

Além das falhas da Red Bull, Seixas apontou a ascensão da Ferrari como outro fator que faz o holandês se preocupar. "Vimos o que aconteceu no Bahrein, com Pérez e Verstappen abandonando. Depois, em um duelo muito apertado com Leclerc, o Verstappen conseguiu vencer na Arábia Saudita. Na Austrália, o Verstappen não foi páreo para o Leclerc na classificação, que cravou a pole quando quis", frisou.

Para Gomes, o momento é apreensão na escuderia austríaca. "A Ferrari começa a temporada muito bem, com duas vitórias em três corridas e cinco pódios. O Leclerc abre 46 pontos de vantagem em relação ao Verstappen, que é o sexto colocado. Alguém pode falar que estamos comparando o líder do campeonato com o sexto, mas o Verstappen deve ser o adversário do Leclerc na luta pelo título. Mas com dois abandonos em três corridas, algo que não temos visto nos últimos anos em equipes de ponta, é muito preocupante para a Red Bull", concluiu.

Não perca! A próxima edição da Live F1 do Seixas e do Flavio será logo após o GP da Emilia Romagna, em 24 de abril. Você pode acompanhar o programa pelo Canal UOL, no canal do UOL Esporte no Youtube e pelas redes sociais do UOL.

Fórmula 1