Topo

Copa do Mundo do Qatar vai contar com 'vagão de ouro' no metrô

Vagão do metrô "GoldClub" do Qatar - Divulgação
Vagão do metrô 'GoldClub' do Qatar Imagem: Divulgação

Colaboração para o UOL, em São Paulo

11/04/2022 18h39

O metrô de Doha, capital do Qatar, está entre os mais modernos do mundo e será o meio de transporte mais utilizado na Copa do Mundo deste ano. Os torcedores que tiverem ingressos para os jogos terão gratuidade na passagem no dia da partida. No entanto, isso não vale para os vagões 'Gold'.

Concluído em 2019, o metrô de Doha tem 110 trens e cada um é composto por três vagões e três classes diferentes: Família, Standard e GoldClub. Cada categoria é destinada para um público específico. As divisões são comuns nos transportes públicos do Qatar e costumam ser respeitadas.

O 'Standard' é destinado a homens sozinhos, mas não é proibido para mulheres e crianças. O 'Família' é para casais, mulheres e crianças, entretanto, também não há restrição para homens sozinhos utilizá-los.

Já os vagões 'GoldClub' são especiais e mais caros. Eles têm uma decoração predominantemente na cor dourada, remetendo ao ouro. Além disso, os assentos são poltronas de couro, com ajustes de inclinação e tem como inspiração as poltronas da classe executiva dos aviões.

Apesar da diferença entre as categorias, nenhuma delas têm um valor caro. O 'standard' e 'família' têm o preço unitário de dois riais catarense (R$ 2,56, na cotação de hoje). Já a passagem para o 'goldclub' vale 10 riais cararense (R$ 12,81).

A Copa do Mundo começa no dia 21 de novembro e vai até o dia 18 de dezembro.