Topo

Piloto russo perde licença após fazer gesto nazista em pódio no kart

Artem Severiukhin, de 15 anos, fez gesto nazista no pódio após prova de kart - Reprodução/FIA
Artem Severiukhin, de 15 anos, fez gesto nazista no pódio após prova de kart Imagem: Reprodução/FIA

Do UOL, em São Paulo

12/04/2022 11h20

O Automobile Club d'Italia cassou a licença de corrida do piloto russo Artem Sveriukhin, de 15 anos, que fez um gesto nazista no pódio após vencer a primeira prova do Campeonato Europeu de Karting na categoria OK-Junior (dos 11 aos 15 anos), em Portimão, no Algarve, em Portugal.

Por conta das sanções da FIA à Rússia, pela guerra com a Ucrânia, o jovem não representa o seu país e subiu ao posto mais alto do pódio representando a bandeira italiana.

Durante o hino da Itália, Artem estendeu o braço direito e fez uma típica saudação nazista — após o ato ele gargalhou.

O gesto era utilizado durante o regime de Benito Mussolini, fundador e o grande líder do fascismo italiano, governando a Itália de 1922 a 1943. Adolf Hitler, líder do Partido Nazista na Alemanha, copiou a saudação de Mussolini.

Os romanos usavam como cortesia militar e virou símbolo do fascismo. Já os alemães faziam o gesto como um sinal da lealdade e culto da personalidade de Hitler. A saudação feita pelo jovem é crime de apologia ao fascismo desde 1952 na Itália, pela 'lei Scelba'.

"Com seu gesto imprudente, Severiukhin demonstrou falta de respeito não apenas pelos valores universais que sempre inspiraram todo esporte, mas também pela humanidade, dignidade e convivência civil", disse o Automobile Club d'Italia.

A FIA está fazendo uma investigação imediata sobre a conduta 'inaceitável' do piloto. A Ward Racing, equipe de Severiukhin, encerrou o contrato do russo após a repercussão do vídeo.