De pedradas, tiro e droga aos 8 anos: quem é o melhor defensor da NBA
Marcus Smart foi eleito o melhor defensor da temporada da NBA após desbancar Mikal Bridges (Suns) e Rudy Gobert (Jazz), vencedor em três das últimas quatro temporadas. É o primeiro armador a conquistar o prêmio desde Gary Payton, em 1996. Mas, seu destino podia ter sido muito diferente.
O jogador do Boston Celtics, de 28 anos e 1,91m, cresceu em Dallas num bairro perigoso, em uma região dominada por gangues. Seu irmão mais velho, Michael chegou a ter uma arma AK-47 em casa para se proteger e sofreu uma overdose de cocaína que quase o matou.
Segundo uma matéria do jornal Marca, Marcus admitiu para sua mãe, Camellia - que morreu em 2018 vítima de uma câncer -, ter experimentado maconha uma única vez quando tinha apenas oito anos. Por causa desta experiência, foi parar no pronto-socorro e nunca esqueceu.
Um drama familiar tornou a história de Smart ainda mais complexa. Todd Westbrook, um de seus dois meio-irmãos, teve um tumor detectado atrás do olho. O câncer se espalhou para seus pulmões e estômago e, após uma luta de 15 anos, Westbrook morreu, quando Smart ainda era pequeno. A perda tirou de Smart seu primeiro ídolo do basquete, pois foi o meio-irmão que o fez se apaixonar pelo esporte, contando histórias sobre os grandes astros da NBA dos anos 80.
Com toda essa situação, Smart buscava descarregar sua frustração jogando pedras e galhos nos pedestres e entrando em brigas quase diárias. No entanto, foi um incidente dramático que o fez repensar na vida.
Um dia, Smart atirou uma pedra em um homem que reagiu. Membro de uma gangue, ele perseguiu o garoto e disparou quatro vezes contra ele. O jogador não foi atingido, mas a partir de então, o garoto passou a canalizar sua raiva no esporte, praticando futebol e basquete. Seus treinadores logo se surpreenderam com seu espírito de equipe e por ser um jovem talentoso.
Aluno da Edward S. Marcus High School, Smart levou a equipe a dois títulos estaduais no Texas. Foi para a Universidade de Oklahoma State e, graças às suas boas atuações, em 2014 foi escolhido na sexta posição do draft pelo Boston Celtics.
Na NBA, Smart já disputou 520 jogos e, nesta temporada, teve médias de 12,1 pontos, 3,8 rebotes, 5,9 assistências e 1,7 roubada de bola. Após ser incluído três no melhor quinteto defensivo da NBA, ele recebeu o prêmio individual. Jogador atlético e de grande intensidade, seu estilo ajudou a fazer do Boston a defesa mais eficiente da liga.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.