Topo

Fórmula 1

Verstappen faz 1ª pole em 2022 e exalta pista que 'castiga' pilotos

Max Verstappen, após o treino classificatório do GP da Emilia-Romagna - Reprodução/Fórmula 1
Max Verstappen, após o treino classificatório do GP da Emilia-Romagna Imagem: Reprodução/Fórmula 1

Do UOL, em São Paulo

22/04/2022 14h17

Max Verstappen foi o mais rápido, hoje, no treino classificatório e vai largar na pole position, amanhã, no sprint do GP da Emilia-Romagna de Fórmula 1. Após garantir sua 1ª pole na temporada, o piloto da Red Bull exaltou o circuito em Ímola, na Itália.

"Estava bem difícil, pista seca, depois molhada, bem escorregadio. Foi uma longa classificação, mas muito feliz por estar aqui, uma pista muito legal, que te castiga se você comete um erro, é isso que a gente gosta", disse o piloto após o treino.

"Muito agradecido por ter a pole. A corrida vai ser diferente, mas é um bom começo de fim de semana", acrescentou.

O treino classificatório teve três bandeiras vermelhas só no Q3, sem contar outras no Q1 e Q2, por diferentes motivos. Os pilotos sofreram para manter o carro na pista com a pista molhada.

A pole de Verstappen só veio justamente com uma "ajudinha" de Lando Norris, da McLaren. O piloto da Red Bull fez o melhor tempo na reta final do Q3 e viu Norris sair da pista. Com nova bandeira vermelha, não deu tempo de Charles Leclerc abrir nova volta para tentar superar Verstappen. O piloto da Ferrari sairá em segundo no sprint e falou sobre o treino.

"Foi muito complicado, especialmente com os pneus de pista seca. Havia muitos bolsões d'água. Então, era tudo sobre acertar as voltas", afirmou o monegasco.

A Fórmula 1 retorna amanhã com o segundo treino livre, às 7h30 (de Brasília). Mais tarde, será a vez do sprint, com largada às 11h30. O vencedor do sprint largará na frente na corrida de domingo (24). Mesmo com a definição do grid após o sprint, Verstappen já é nomeado o pole position por ter liderado o treino classificatório.

Fórmula 1