Topo

Fórmula 1

OPINIÃO

Seixas: 'Faltou cabeça e maturidade para Leclerc em Imola'

Do UOL, em São Paulo

24/04/2022 14h00

A Ferrari e seus fanáticos torcedores sonhavam com uma festa em Imola neste domingo (24). Afinal, a equipe corria em casa e teria a chance de ratificar seu excelente início de temporada. Teria. Os louros ficaram todos para a Red Bull, com o grand chelem de Max Verstappen e a dobradinha com Sergio Pérez no GP da Emilia Romagna. Já a escuderia italiana se contentou com o sexto lugar de Charles Leclerc, que errou quando estava com o pódio praticamente assegurado, e ainda viu Carlos Sainz abandonar poucos metros após a largada.

Na Live F1 do Seixas e do Flavio, transmitida pelo UOL Esporte logo após as corridas da Fórmula 1, os jornalistas Fábio Seixas e Flavio Gomes destacaram o dia desastroso da Ferrari no circuito de Imola. Ambos criticaram Leclerc pelo erro cometido na parte final da prova, que custaram o pódio e pontos preciosos na briga pelo título mundial.

"O Leclerc largou mal e não conseguiu tracionar. Foi engolido pelo Pérez e pelo Norris. Tentou fazer uma corrida de recuperação e ganhou a terceira posição, mas em nenhum momento realmente ameaçou o Pérez. Estava claro que ele chegaria em terceiro. Atacou a zebra parecendo que estava em uma volta de classificação, como se fosse salvar a mãe dele da forca. Perdeu o controle do carro, rodou, foi para os boxes, caiu para nono e conseguiu chegar em sexto. Faltou cabeça e maturidade. Faltou uma bronca ou uma orientação pelo rádio para os dois pilotos da Ferrari neste domingo", opinou Seixas.

Gomes também criticou o piloto monegasco pelo erro, que permitiu a Verstappen se aproximar ainda mais da disputa pela liderança do mundial. "Foi um final de semana de domínio absoluto do Verstappen. Fez 34 pontos e assumiu a posição em que deveria estar não fossem os abandonos nas corridas em Melbourne e no Bahrein. Chegou em Imola 46 pontos atrás do Leclerc e, agora, está a 27. O campeonato está aberto porque o Leclerc deu uma baita bobeada no fim. Colocou o pneu macio e tentou a melhor volta. Não atacou o Pérez praticamente na corrida inteira. Aquela rodada o jogou para nono e ele ainda terminou em sexto. Aquela coisa de desperdiçar pontos, que a Red Bull já fez de montão nesse ano, o Leclerc jogou na lata do lixo hoje", disse o colunista do UOL.

Além da bobagem cometida por Leclerc, Seixas também reprovou a postura de Sainz na corrida deste domingo. Assim como seu companheiro de equipe, o espanhol largou mal e levou a pior ao disputar posição com Daniel Ricciardo. Os dois se tocaram e, enquanto o australiano conseguiu voltar para a corrida, a Ferrari dele ficou atolada na brita.

"O Sainz, em que pese ser o clássico incidente de corrida, talvez pudesse ter largado com mais tranquilidade e serenidade. Ele vinha de resultados ruins. Acabou de renovar o contrato com a Ferrari por duas temporadas e foi um baita voto de confiança. Vinha tendo um final de semana complicado. Conseguiu largar na frente e vai disputar a posição com o Ricciardo na primeira curva, onde as coisas são complicadas. Parou na brita. O Sainz acordou hoje vice-líder do campeonato e vai dormir em quinto. Jogou fora uma chance", lamentou o colunista do UOL.

Ainda sobre a corrida de Leclerc, Gomes frisou que o monegasco poderia ter saído de Imola com um resultado ainda mais catastrófico. "Ele deu sorte, porque poderia ter batido e grudado na barreira de pneus", finalizou.

Não perca! A próxima edição da Live F1 do Seixas e do Flavio será logo após o GP de Miami, em 8 de maio. Você pode acompanhar o programa pelo Canal UOL, no canal do UOL Esporte no Youtube e pelas redes sociais do UOL.

Fórmula 1