Topo

Fórmula 1

F1: Chefe da Mercedes diz que carro não é digno de um campeão mundial

Lewis Hamilton em Ímola, onde viveu seu pior fim de semana até agora na temporada 2022 da Fórmula 1 - Fórmula 1
Lewis Hamilton em Ímola, onde viveu seu pior fim de semana até agora na temporada 2022 da Fórmula 1 Imagem: Fórmula 1

Do UOL, em São Paulo

25/04/2022 13h50

Após Lewis Hamilton terminar apenas em 13º no GP da Emilia-Romagna da Fórmula 1, Toto Wolff fez uma sincera e dura análise sobre o carro da Mercedes para a temporada 2022. Para o chefão da equipe alemã, o W13 "não é digno de um campeão mundial".

Heptacampeão da categoria, o piloto inglês terminou fora do top-10 pela primeira vez no ano em Ímola. Seu desempenho na última corrida foi tão abaixo que o vencedor da prova, o atual campeão Max Verstappen, terminou com uma volta de vantagem sobre ele.

Ao final da corrida, Wolff se desculpou com Hamilton através do rádio da equipe pelo carro "indirigível".

Desculpe pelo que você precisou fazer para pilotar hoje, isso é 'indirigível' e não o que merecemos para pontuar
TOTO WOLFF

"Vamos seguir a partir disso, mas foi uma corrida terrível", acrescentou. O piloto inglês de 37 anos respondeu: "Sem problemas, Toto. Vamos continuar trabalhando duro".

Wolff concordou com Hamilton e disse que eles irão "superar" a situação. "Não somos dignos de um campeão mundial, só precisamos consertar o carro", completou. A Mercedes foi oito vezes campeã do Mundial de Construtores.

Ao sair do carro, Hamilton 'jogou a toalha' na disputa pelo título.

Estou fora, com certeza. Não há dúvida sobre isso, mas ainda vou continuar trabalhando o máximo que puder para tentar de alguma forma arrumar as coisas
LEWIS HAMILTON

Nas três primeiras corridas, o piloto terminou em 3º, 10º e 4º, respectivamente. Sem pontuar ontem (24), ele caiu para a sétima posição na tabela.

No entanto, o companheiro do heptacampeão na Mercedes, George Russell, conseguiu terminar a corrida em quarto. Com o resultado, o piloto de 24 anos chegou aos 49 pontos e ocupa a quarta colocação na F1, atrás somente de Charles Leclerc, da Ferrari, e da dupla da Red Bull Racing, Max Verstappen e Sergio Pérez.

Além do pedido de desculpas a Hamilton, Toto Wolff também elogiou o desempenho de Russell. "George realmente dirigiu bem, considerando o carro que tinha. Perdemos o ajuste da aba dianteira [da asa], o que significa que ele tinha um carro configurado para molhado, e não para seco, e ele aguentou bem. Uma pilotagem muito boa", analisou.

A próxima etapa da categoria será em Miami, nos dias 6 a 8 de maio.

Fórmula 1