Topo

Agüero apela a 'maldição de Kiricocho' durante gol de Vini Jr contra City

Sergio Kun Aguero, ex-jogador, durante live feita na Twitch - Reprodução/Twitch
Sergio Kun Aguero, ex-jogador, durante live feita na Twitch Imagem: Reprodução/Twitch

Colaboração para o UOL, em São Paulo

27/04/2022 12h44

O gol de Vinicius Jr. contra o Manchester City, pelo duelo de ida das semifinais da Liga dos Campeões da UEFA, impressionou a todos pela velocidade imposta e também pelo drible desconcertante em Fernandinho. Com Sergio Agüero não foi diferente. O ex-jogador dos citzens reagiu aos lances da partida ao vivo em seu canal na Twitch e chegou a apelar para a 'maldição de Kiricocho' na tentativa de evitar o gol do brasileiro.

Assim que o atacante do Real Madrid arrancou pela lateral, Agüero passou a falar "Kiricocho, kiricocho, kiricocho". Na sequência, desabafou: "Não acredito, olha só... que golaço aquele filho da p** do Vinicius fez... devíamos ter pisado, feito a falta ou algo assim". Por fim, o argentino ainda aplaudiu o que ambas as equipas fizeram dentro de campo: "Acabou o jogo. Um grande jogo. 4 a 3 parece muito, mas é como ganhar 1 a 0. Foi ganho. Isso é o importante".

Mas, afinal, que maldição é essa?

Reza a 'lenda' que isso começou na Argentina com Juan Carlos '.Kiricocho', um torcedor do Estudiantes de la Plata durante os anos 1980. Na ocasião, ele dava muito azar ao clube, já que sempre que estava presente em treinos e jogos, lesões e derrotas faziam parte do cotidiano. Mas, ao invés de banir a presença deste torcedor, o então técnico do time Carlos Bilardo fez com que ele passasse a ver treinamentos de rivais, acreditando que o mesmo pudesse ter algum tipo de presença mística.

E foi depois disso que o Estudantes se sagrou campeão argentino em 1982. O mito de Kiricocho, então, logo se espalhou pelos países de língua espanhola, com torcedores e jogadores adotando tal superstição. A ideia é que, ao falar essa palavra, o azar tome conta do adversário e a jogada dê errado - na maioria das vezes, isso é utilizado em cobranças de penalidade.

O zagueiro Chiellini, da seleção italiana, afirmou já ter utilizado isso contra a Inglaterra, na Eurocopa de 2020 - com Gianluigi Donnarumma defendendo a cobrança. Haaland também já usou a maldição, mesmo sem saber o que ela significava. Durante um duelo entre Sevilla e Borussia Dortmund pelas quartas de final da Champions de 2021, o goleiro da equipe espanhola Yassine Bounou gritou 'Kiricocho' antes da cobrança de pênalti do norueguês e a defendeu. No entanto, depois de o árbitro mandar voltar, Haaland repetiu o que seu rival havia feito e balançou as redes.