Topo

Muricy critica moda de técnicos estrangeiros, mas elogia Abel Ferreira

Muricy Ramalho, em entrevista ao podcast "De Pai Pra Filho" - Reprodução/YouTube
Muricy Ramalho, em entrevista ao podcast "De Pai Pra Filho" Imagem: Reprodução/YouTube

Colaboração para o UOL, em São Paulo

27/04/2022 18h40

Em entrevista ao podcast "De Pai Pra Filho", no YouTube, Muricy Ramalho cobriu Abel Ferreira de elogios, mas alfinetou a onda de técnicos estrangeiros no futebol brasileiro.

Atual coordenador de futebol no São Paulo, Muricy afirma que Abel Ferreira faz um trabalho 'muito bom', mas ressalta que o treinador do Palmeiras ainda está em formação e precisa aperfeiçoar alguns aspectos.

"Se o Abel Ferreira está pronto eu não sei, porque o técnico está aprendendo toda hora. Nunca é algo 100%, ainda mais por ele ser novo. Agora, ele faz um trabalho muito bom, é diferenciado e vencedor. Não é que ganhou um título aqui e ali, são várias conquistas, o time dele joga bem", disse Muricy.

"A gente vê a mão do técnico, porque com a bola os jogadores resolvem, mas, sem a bola, é uma equipe muito bem treinada. O Palmeiras tem jogada ensaiada, é bem agrupado, demonstra, dentro de campo, tudo o que ele fala no microfone. Ele não é um treinador pronto, mas todos têm seus defeitos, ele está em formação e sabe disso. É um cara de personalidade", acrescentou.

O ex-treinador, que soma passagens de destaque no São Paulo, Santos e pelo próprio Palmeiras, também opinou sobre a alta procura dos clubes brasileiros por técnicos estrangeiros - principalmente portugueses - em virtude do sucesso de Abel Ferreira e Jorge Jesus.

Segundo o ídolo são-paulino, nem todos os treinadores são iguais ao comandante alviverde: "O trabalho dele (Abel Ferreira) é excelente no Palmeiras. Só que não são todos (os treinadores estrangeiros) iguais a ele. Isso virou moda no futebol brasileiro. Temos que ter calma".

Carreira de Muricy Ramalho pós-aposentadoria como técnico

Desde que deixou o Flamengo em 2016, Muricy encerrou a carreira de treinador por complicações de saúde. No mesmo ano se tornou comentarista nos canais Sportv e Globo, cargo que exerceu até 2020.

Em janeiro de 2021, aceitou o cargo de coordenador esportivo no São Paulo, na qual permanece até os dias atuais.