Topo

Fórmula 1

Pérez faz melhor tempo, e Verstappen dá susto no 3º treino livre em Miami

Sergio Pérez durante o terceiro treino livre do GP de Miami na tarde deste sábado (7) - Jared C. Tilton/Getty Images via AFP
Sergio Pérez durante o terceiro treino livre do GP de Miami na tarde deste sábado (7) Imagem: Jared C. Tilton/Getty Images via AFP

Do UOL, em São Paulo

07/05/2022 15h02

Sergio Pérez marcou o melhor tempo do terceiro treino livre do GP de Miami, nos Estados Unidos. A sessão deste sábado (7) marca a recuperação da Red Bull, que perdeu a ponta da tabela nos dois treinos de sexta-feira, dia em que Charles Leclerc (Ferrari) e George Russell (Mercedes) tinham sido os líderes.

Pérez anotou 1m30s304, pouco acima do 1min30s498 de Charles Leclerc. Max Verstappen fez o terceiro melhor tempo com 1min30s649 ao se recuperar de problemas nas duas sessões de sexta-feira e também de dois erros hoje, sendo que um deles quase rendeu batida no setor 3 da pista, quando concluía sua volta rápida já nos minutos finais. Não passou de um susto num dia em que a sessão ficou interrompida por um acidente com Esteban Ocon (Alpine).

Fernando Alonso (Alpine), Sebastian Vettel (Aston Martin), Mick Schumacher (Haas), Carlos Sainz (Ferrari), Kevin Magnussen (Haas), Alexander Albon (Williams) e Lando Norris (McLaren) completam o top 10 do sábado. As Mercedes de Lewis Hamilton e George Russel marcaram somente o 15º e 17º tempos.

O treino de classificação rola ainda hoje (7), às 17h. Já a corrida é neste domingo, a partir de 16h30.

Polarização desde o início

Leclerc - Jared C. Tilton/Getty Images via AFP - Jared C. Tilton/Getty Images via AFP
Charles Leclerc durante treino livre do GP de Miami
Imagem: Jared C. Tilton/Getty Images via AFP

As primeiras marcações de tempo da sessão já mostraram uma disputa polarizada no topo entre Ferrari e Red Bull. Max Verstappen marcou 1min34s037 logo de primeira, mas Charles Leclerc anotou 1min32s250 na sequência. O monegasco conseguiu baixar o tempo e em seguida foi ultrapassado pelo holandês, com 1min31s355. A disputa na segunda fila entre Lewis Hamilton e George Russel também foi milésimo a milésimo, com direito a um terceiro lugar do britânico desbancado segundos depois. O cenário era esse até a bandeira vermelha.

Acidente com Ocon

Esteban Ocon gerou momentos de preocupação durante a atividade ao dar uma pancada de lado na curva 14. O piloto rapidamente disse no rádio da Alpine que estava bem, mas a sessão foi paralisada com bandeira vermelha para atendimento médico e recolhimento das partes do carro. Esse processo durou aproximadamente 15 minutos. Momentos antes, Kevin Magnussen tinha rodado num trecho recapeado da pista. Os pilotos já vinham reclamando do asfalto em Miami.

Todo mundo na pista

GP de Miami - Reprodução/F1 - Reprodução/F1
Imagem aérea do circuito durante o terceiro treino livre do GP de Miami neste sábado (7)
Imagem: Reprodução/F1

A sessão foi retomada faltando 30 minutos para o fim do treino livre com todos os pilotos na pista, exceção feita a Ocon. Não passou muito tempo e dois fatos chamaram atenção: Mick Schumacher reclamou que um saco plástico voou da arquibancada e entrou em seu carro, o que obrigou a ida aos boxes, e Lando Norris quase bateu no muro.

Com pneus macions, Charles Leclerc tomou o melhor tempo de Max Verstappen com 1m30s981, faltando mais ou menos 15 minutos para o fim do treino. Mas a felicidade do piloto da Ferrari não durou muito, abrindo a emoção dos últimos minutos da sessão: Sergio Pérez anotou 1min30s699 e logo na sequência o companheiro Verstappen diminuiu 0s050 numa dobradinha emocionante.

A cinco minutos do fim, Pérez melhorou o tempo e cravou a ponta da tabela: 1min30s304. Charles Leclerc não conseguiu alcançar o tempo do mexicano, mas ultrapassou Verstappen com seu 1min30s498.

Como foram os primeiros treinos livres

O TL1 e o TL2 rolaram ontem (6), em Miami. O melhor tempo do primeiro treino livre foi de Charles Leclerc, numa atividade em que os carros da Mercedes se mantiveram sempre na ponta da tabela, com George Russell responsável pelo segundo melhor tempo. O viés de alta da Mercedes se manteve no TL2, com Russell cravando a melhor marca com 1min29s938, 0s106 à frente de Leclerc. A Red Bull de Max Verstappen soltou fumaça e fogo pela traseira e não marcou tempo. Hamilton, por sua vez, foi bem de novo nesta parte do treino.

Verstappen - Jared C. Tilton/Getty Images via AFP - Jared C. Tilton/Getty Images via AFP
Red Bull de Max Verstappen durante treino livre do GP de Miami
Imagem: Jared C. Tilton/Getty Images via AFP

Ranking do terceiro treino livre do GP de Miami:

1º - Sergio Perez (MEX/Red Bull)
2º - Charles Leclerc (MON/Ferrari)
3º - Max Verstappen (HOL/Red Bull)
4º - Fernando Alonso (ESP/Alpine)
5º - Sebastian Vettel (ALE/Aston Martin)
6º - Mick Schumacher (ALE/Haas)
7º - Carlos Sainz (ESP/Ferrari)
8º - Kevin Magnussen (DIN/Haas)
9º - Alexander Albon (TAI/Williams)
10º - Lando Norris (ING/McLaren)
11º - Yuki Tsunoda (JAP/AlphaTauri)
12º - Lance Stroll (CAN/Aston Martin)
13º - Daniel Ricciardo (AUS/McLaren)
14º - Valtteri Bottas (FIN/Alfa Romeo)
15º - Lewis Hamilton (ING/Mercedes)
16º - Pierre Gasly (FRA/AlphaTauri)
17º - George Russell (ING/Mercedes)
18º - Zhou Guanyu (CHN/Alfa Romeo)
19º - Nicholas Latifi (CAN/Williams)
Não marcou tempo - Esteban Ocon (FRA/Alpine)

Fórmula 1