Douglas Souza diz que quebrar preconceitos e tabus sempre foi seu propósito
Primeiro jogador da seleção brasileira de vôlei a declarar publicamente ser homossexual, Douglas Souza bombou nas Olímpiadas de Tóquio e angariou milhares de seguidores nas redes sociais. Agora usa sua influência como mais uma voz no combate à homofobia. Em entrevista ao Gshow nesta segunda-feira (17), Dia Internacional contra a Homofobia, o atleta comentou a importância de ser um influenciador, especialmente sobre este tema.
"Sou muito grato a todo espaço que venho ganhando e esse sempre será um dos meus propósitos, quebrar tabus e preconceitos principalmente acerca da comunidade LGBTQIAP+. É um trabalho muito desafiador enfrentar uma sociedade que ainda insiste em padrões, que comete crimes porque não aceita um jeito de se expressar e uma alternativa de amar."
Douglas ressalta que a luta contra a homofobia não é somente de pessoas da comunidade LGBTQIAP+. "Qualquer pessoa pode lutar contra a homofobia. O direito de ser livre é de todos, e quando o ser humano entender isso, nós vamos evoluir para outro patamar, onde todos serão beneficiados."
Ele conta que, por ser homossexual, já foi vítima de preconceito e que muitas vezes não entendeu o julgamento das pessoas acerca de sua sexualidade.
"Lembro de brincadeiras de mal gosto que nos deixam com aquele sorriso amarelo, ou sem entender o que está acontecendo. O preconceito ainda existe, não só comigo, tem muita evolução pela frente ainda. Sem dúvida um dos meus sonhos é viver esse mundo onde as pessoas se respeitam como elas são."
Carreira de atleta e de influenciador
Longe das quadras desde dezembro de 2021 e aposentado da seleção brasileira desde março, Douglas recentemente anunciou que fechou contrato com um novo clube. Na entrevista, ele falou que pretende conciliar a carreira de atleta e a de influenciador, que se potencializou depois das Olimpíadas.
"E depois disso comecei a ser convidado para mais trabalhos, eventos e, claro, vou conciliando tudo da melhor forma. Estou curtindo, fico muito feliz de entreter o público dentro e fora das quadras e espero que a minha história e o meu trabalho possa caminhar inspirando outras pessoas a serem o que elas quiserem e acreditarem nos seus talentos."
O atleta também comentou sobre sua participação no Dança dos Famosos. "Está sendo uma experiência maravilhosa. Sempre assisti ao quadro. É bem trabalhoso, cada coreografia exige muito tempo e dedicação, mas é um aprendizado, algo novo que tem sido muito prazeroso."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.