NBA: Como troca louca em 2013 ajudou Celtics a chegarem na final em 2022
O Boston Celtics chegou às finais da NBA liderado por jovens jogadores que estão desempenhando papéis importantíssimos: Jayson Tatum e Jaylen Brown. No entanto, se não fosse uma troca maluca envolvendo o Brooklyn Nets, quando eles ainda tinham 15 e 16 anos, talvez eles nunca vestissem verde e branco.
Em 2013, o gerente geral dos Celtics, Danny Ainge, aceitou trocar dois futuros membros do Hall da Fama, e ídolos da equipes, Paul Pierce e Kevin Garnett, com o Brooklyn Nets.
No total da operação, a franquia de Boston enviou Garnett, Pierce e Jason Terry para Brooklyn e recebeu diversos jogadores: Gerald Wallace, Kris Humphries, Keith Bogans, MarShon Brooks, Kris Joseph (todos com níveis bem abaixo do que estavam saindo).
Além dos cinco atletas, Boston garantiu três futuras escolhas de primeira rodada do Draft da NBA e mais uma pick swap — evento anual no qual os trinta times podem recrutar jogadores que são elegíveis para ingressar na liga. Guarde essa informação.
O intuito do Brooklyn Nets entregando seu futuro nas mãos do Boston Celtics era ser campeão naquela temporada a todo custo.
Na temporada 2013/14, os Nets reuniram Brook Lopez, pivô draftado em 2008 pela franquia e que havia sido All-Star no ano anterior, Deron Williams, até então um dos melhores armadores da NBA, e Joe Johnson, um dos melhores pontuadores da liga — ambos também All-Star.
No papel era um time estrelado, mas a realidade foi bem diferente. Os jogadores que seriam titulares conviveram com inúmeras lesões: Garnett perdeu 28 jogos, Williams ficou fora de 18 e Lopez jogou em apenas 17 partidas. Mesmo assim, a equipe se classificou para os playoffs em sexto lugar e na primeira rodada eliminou um dos favoritos, o Toronto Raptors. Porém, na rodada seguinte enfrentou o Miami Heat de LeBron James, Dwayne Wade e Chris Bosh, e perdeu por 4 a 1.
Voltando ao Celtics
Se lembram das escolhas que o Celtics recebeu para o futuro? Pois, bem. As escolhas foram para 2014, 2016, 2017 e 2018. Em 16, Boston fez a terceira escolha e elegeu Jaylen Brown. No ano seguinte, mais uma vez eles tiveram a terceira escolha, e draftaram Jayson Tatum.
Ou seja, se não existisse a troca com o Brooklyn Nets, os Celtics nunca teriam seus principais jogadores atuais.
Para mostrar a dimensão do protagonismo dos dois jogadores no atual elenco, nos playoffs, Tatum tem média de 22,8 pontos. Brown, por sua vez, tem 23 pontos de média.
O desafio desta jovem equipe comandada por Ime Udoka é superar o estrelado Golden State Warriors que tem Stephen Curry, Klay Thompson e Draymond Green.
O jogo 2 entre as equipes acontece neste domingo (5), às 21h (de Brasília), no Chase Center, em São Francisco, com transmissão pela Band, ESPN e Star+. O Boston lidera a série por 1 a 0.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.