Topo

Fórmula 1

Após batidas bizarras, Verstappen quer resolver assuntos inacabados em Baku

Max Verstappen, da Red Bull, no GP da Austrália de Fórmula 1 - TPN/Getty Images
Max Verstappen, da Red Bull, no GP da Austrália de Fórmula 1 Imagem: TPN/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

08/06/2022 20h00

O piloto Max Verstappen, da Red Bull, tenta fazer as pazes com o Grande Prêmio de Baku de Fórmula 1, no Azerbaijão, neste fim de semana. Além de nunca subir ao pódio neste circuito, o atual campeão mundial soma duas batidas bizarras. Para o holandês, chegou a hora de resolver "assuntos inacabados" seus com a prova.

Em entrevista à Fórmula 1, Verstappen citou sua batida mais recente em Baku, que aconteceu na temporada passada. O piloto da Red Bull liderava a prova com tranquilidade até que seu pneu traseiro furou e seu carro bateu no muro. Frustrado, o holandês saiu do carro e deu um pontapé no pneu.

"Estou ansioso para voltar a Baku, temos alguns assuntos inacabados por lá depois do que houve no ano passado. É uma pista complicada, com grandes zonas de frenagem e de uma saída apertada. Encontrar a melhor afinação para o carro será difícil em termos de garantir o nível correto da asa", falou o piloto, que busca o bicampeonato mundial.

Verstappen - Clive Rose/Getty Images - Clive Rose/Getty Images
Max Verstappen chuta pneu furado em GP de Baku em 2021
Imagem: Clive Rose/Getty Images

Este, porém, não foi a única batida de Verstappen do Azerbaijão. Na temporada 2018, o holandês foi "tirado" da prova pelo então companheiro de escuderia, Daniel Ricciardo. O australiano tentou uma ultrapassagem sobre o holandês, mas não freou a tempo e acertou a traseira do carro de Verstappen.

Para completar o relacionamento conturbado entre Verstappen e o GP de Baku, o holandês nunca foi ao pódio na corrida. Além das duas batidas, o piloto da Red Bull também abandou a prova em 2017, mas por um problema no motor.

Verstappen  - Francois Nel/Getty Images - Francois Nel/Getty Images
Max Verstappen lamenta batida em GP de Baku em 2021
Imagem: Francois Nel/Getty Images

Verstappen completou o circuito apenas suas vezes, com um oitavo lugar em 2016 e uma quarta colocação em 2019. Por conta da pandemia de covid-19, a prova não foi disputada em 2020.

O Grande Prêmio do Azerbaijão de Fórmula 1 acontece neste domingo, às 8h (de Brasília). Já os primeiros treinos livres iniciam nesta sexta-feira.

Fórmula 1