Topo

Fórmula 1

OPINIÃO

Gomes: 'Ferrari entregou vitória para Verstappen e está desabando'

Do UOL, em São Paulo

12/06/2022 11h37

A Red Bull está rindo à toa. A equipe austríaca teve um domingo dos sonhos ao fazer a dobradinha no GP do Azerbaijão deste domingo (12), com vitória de Max Verstappen e Sergio Pérez em segundo - posições que, a partir de agora, são as mesmas no Mundial de Pilotos. A cereja do bolo da equipe austríaca, para desespero dos tifosi, ficou por conta do duplo abandono da Ferrari, com problemas nos carros de Charles Leclerc e Carlos Sainz. A escuderia dispara na liderança do Mundial de Construtores.

Na Live F1 do Seixas e do Flavio, transmitida pelo UOL Esporte logo após as corridas da Fórmula 1, os jornalistas Fábio Seixas e Flavio Gomes destacaram o dia perfeito da Red Bull no circuito de rua de Baku. Os comentaristas também lamentaram os problemas enfrentados pela Ferrari.

"Os dois carros da Ferrari abandonaram. Esse foi o grande destaque negativo do GP do Azerbaijão, entregando a vitória de bandeja para Verstappen, que dispara na classificação. As coisas haviam começado tão bem neste ano para a Ferrari, mas agora estão desabando", comentou Gomes.

Seixas ressaltou que a equipe italiana até anda bem nos treinos de classificação, mas tem decepcionado na hora da corrida. "Que lambança a Ferrari vem fazendo neste campeonato. Todos que gostam de automobilismo têm um carinho especial pela Ferrari e reconhecem o que ela é e a importância dela. Foi legal vê-la começando tão bem o ano, com uma dobradinha. De lá para cá, vem desmanchando. A Ferrari tem um carro muito bom e ritmo de classificação e um piloto excepcional nessa condição, mas não consegue transformar essas poles em vitória", disse o colunista do UOL.

Nas oito corridas disputadas até agora nesta temporada, Leclerc largou seis vezes na pole position, contra uma de Verstappen e de Pérez. O monegasco, porém, venceu apenas duas provas (Bahrein e Austrália), contra cinco vitórias de Verstappen e uma de Pérez. O piloto da Ferrari, que havia disparado na liderança do Mundial, agora caiu para a terceira posição e vê a dupla da Red Bull dominar a disputa.

Para Seixas, Leclerc teria condições de disputar a liderança da prova com Verstappen caso sua Ferrari não o deixasse na mão. "A Ferrari teve um domingo horrível com dois abandonos. O Sainz teve um problema hidráulico. Não sabemos se o Leclerc venceria a prova, mas no mínimo teríamos uma boa disputa entre ele e o Verstappen. No momento do abandono, o Leclerc tinha pneus com nove voltas mais usados do que o Verstappen e quase 13 segundos de vantagem. Desenhava-se uma briga boa, que não aconteceu", avaliou.

A queda de rendimento da escuderia italiana chegou a tal ponto que, neste momento, a Mercedes começa a aparecer em seu retrovisor no Mundial de Construtores, como lembrou Gomes. "A Mercedes começa a se aproximar da Ferrari. A diferença de pontos ainda é razoável, mas nessas de pontuar sempre, a Mercedes chegou hoje em terceiro [Russell] e quarto [Hamilton]. Ela está mais perto da Ferrari do que a Ferrari da Red Bull. É daqueles momentos que, se fosse no futebol o técnico caía hoje", comparou o colunista do UOL.

Na visão de Seixas, os seguidos problemas da Ferrari afastam Leclerc cada vez mais da disputa pelo título. "Para o Leclerc, é muito ruim. Nesse começo de ano, ele passou um tempo imaginando que lutaria pelo título. Ele começa a ver que não será possível. Hoje, a Ferrari é a adversária com quem a Red Bull mais sonhava. Depois de uma disputa tão acirrada com a Mercedes no ano passado, tudo o que ela poderia querer era uma adversária como a Ferrari vem sendo nessa altura do campeonato", completou.

Não perca! A próxima edição da Live F1 do Seixas e do Flavio será logo após o GP do Canadá, em 19 de junho. Você pode acompanhar o programa pelo Canal UOL, no canal do UOL Esporte no Youtube e pelas redes sociais do UOL.

Fórmula 1